Sunday, March 04, 2018

The Great Showman

Ja começa a ser tradiçao todos os anos um musical apresentar-se pelo menos nos pressupostos na corrida aos premios. Este ano ainda para mais depois de La La Land o ano passado ter falhado a conquista do oscar principal os seus produtores apostaram num outro filme com um registo mais convencional. Logo nas primeiras avaliações se percebeu que o resultado critico ia ser bem diferente da boa receção de La La Land com avaliações muito medianas e mesmo com ligeira tendencia negativa.  Comercialmente em profunda epoca festiva os resultados comerciais salvaram o filme dando-lhe o sucesso comercial desejado, ficando contudo sempre a sensação pelo momento da estreia que a ambiçao era outra.
Sobre o filme eu confesso que gosto de musicais criativos, que vão para alem daquilo que pode ser uma peça de teatro musical, pois bem este filme é na essencia uma peça de teatro musical com cenarios digitais pouco crediveis e um argumento extremamente basico. Assim apenas consigo perceber a estreia naquele periodo com a dimensão comercial ja que me parece obvio que o filme nunca teria dimensao critica pela sua simplicidade e mesmo por alguns erros tecnicos para mais que isso.
Alias toda a dimensao do filme esta nas coreografias com alguns bons momentos e outros nem tantos bem como nas cançoes, aqui penso que todas sao demasiado teatrilizadas e pouco significam com excepção da ja mitica This is Me que me parece o melhor momento e aquele que mais significado tem para aquilo que é o filme, já que o restante e um teatro musical de baixa qualidade e que o filme em si nada lhe potencie.
Em termos de historia de base para alem do lado da inclusao e um filme vazio que nunca aposta verdadeiramente neste segmento mesmo no desenvolvimento das personagens. Alias e mesmo nas personagens e na gestão de conflitos que o filme acaba por ser ainda mais pobre. Resumindo um ou outro bom momento musical mas um filme bem mediocre para a sua dimensao.
A historia fala de um sonhador que desempregado aposta num teatro de variedades incluindo pessoas com particularidades estranhas que o vai levar ao sucesso mas tambem a outros voos que poderam colocar em causa tudo que conquistou.
E no argumento que reside a maior debilidade do filme, principalmente em termos de personagens muito subdesenvolvidas e mesmo na forma como acaba por ultrapassar os conflitos narrativos sem qualquer grau de exploração. E sabido que nem sempre os musicais tem que ter grandes argumentos mas tem certamente que ter mais que isto.
Na realizaçao e estranho uma aposta num estreante num filme com esta dimensão. Alguns bons momentos musicais mas uma realização no geral com algumas deficiencias principalmente na forma como exagera no digital. Perceberemos no futuro se vamos ter um realizador ou um tarefeiro de estudio.
No cast e conhecido que Jackman e bom cantor, e um bom dançarino, o filme explora isso, mas nunca pede o bom actor. Pior ainda as personagens de Zendaya e Efron que mesmo em termos de dança são pouco explorados num filme onde outros dotes sao colocados em primeiro lugar.

O melhor - A musica This is Me

O pior - A forma como a historia e as personagens na essencia nunca existem

Avaliação - C-

No comments: