Friday, March 23, 2018

Josie

A tão dificil passagem da televisão para o cinema é um dos muitos desafios que alguns actores passam em determinada altura da sua carreira. Este filme reune duas gerações de actores com esse proposito, um que nunca conseguiu entrar numa primeira linha do cinema pese embora tenha sido uma figura da televisão e uma jovem em ascenção de carreira apostada em dar o salto. Este pequeno filme apresentado em pequenos festivais não foi propriamente bem recebido pela critica com avaliações essencialmente negativas, sendo que comercialmente a sua pequena dimensão não lhes premitiu grandes voos.
SObre o filme temos aqui um Thriller como uma intensidade implicita interessante que nem sempre é facil de criar principalmente na tensão sexual entre os protagonistas e mais que isso na forma como o desnorte da personagem central vai aumentando na duração do filme, é obvio que apos a revelação final percebemos que o filme parece-nos demasiado curto e nem sempre com grande coerencia mas numa altura em que tantos filmes não conseguem os minimos a que se propões acho exagerado a má recepção a um filme como este.
E obvio que se tratando de um pequeno filme independente possam surgir alguns cliches e aqui parece-me que o avançar rapido da relação acaba por ser um deles, bem como a forma como tudo corre bem no final proposto, a falta de um happy ending acaba por dar ao filme o lado mais escuro que quer ter, mas parece que principalmente na ligação entre as personagens centrais o filme poderia e deveria ser mais trabalhado.
ENfim um pequeno filme que se vê bem, que tenta nos surpreender e que nos causa alguma expetativa na forma como tudo vai acabar. Atalha um pouco na fase final para fazer funcionar a sua ideia de base, não o faz de uma forma brilhante mas não podemos dizer que no final essa escolha não funciona para o resultado final.
A historia fala de um ex guarda prisional do corredor da morte que apos abandonar a profissao resguarda-se numa pequena cidade que vai sofrer alterações na sua vida com a chegada ao motel onde vive de uma adolescente que lhe vai chamar a atenção.
Em termos de argumento o filme fala de alguns pontos interessantes pese embora nao os explore a fundo como o desajuste sexual acompanhado da solidão e mais que isso as repercurssões dos trabalhadores dos corredores da morte, algo que o cinema ainda não deu grande atenção. Nao e um filme muito denso com grandes objetivos mas funciona na expetativa que cria.
Na realização de Eric England procedimentos simples focado nos personagens num filme de baixo curso. A recepção não foi a melhor para um realizador que ate ao momento ainda não fugiu ao anonimato e nao me parece que sera neste filme que o conseguira fazer.
Em termos de cast dois resultados diferentes, Turner funciona bem no lado de Lolita pela forma como consegue ter um lado mais inocente com um lado mais enigmatico, Já Mcdermot parece intenso do ponto de vista fisico mas as dificuldades dramaticas que sempre impediram outros voos acabam por ser mais vincadas em filmes dramaticamente mais exigentes como este.

O melhor - As tensões implicitas nas personagens

O pior - O atalho final

Avaliação - C+

No comments: