Monday, August 15, 2016

The Shallows

É normal entre lançamentos dos projetos maiores das produtoras de cinema surgirem filmes com mencanismos mais simples apostados em tentar surpreender um mercado sempre antento a alguns filmes com conteudos especificos. Esta talvez seria a aposta para este filme que surpreendentemente tendo um argumento claramente serie B conseguiu reunir algumas boas avaliaçoes que na generalidade foram satisfatorias. Comercialmente e sempre numa epoca de competiçao feroz podemos dizer que o filme teve resultados medianos, não foi um desastre mas tambem não surpreendeu num mercado cada vez mais previsivel.
Sobre o filme e depois de vermos o trailer podemos facilmente perceber que é um filme simplista quase serie B, mas com tecnicas e efeitos de primeira linha. Ou seja um argumento praticamente inexistente, com uma logica completamente incoerente mas que se salva do desastre total nas habilidades e nos efeitos de ponta que acaba por ter. Desde logo a inovação das camaras de açao que da ao filme um aspeto real claramente forte, e por outro lado optimos efeitos especiais na criaçao do montro aquatico, acabam por tornar num filme muito previsivel em argumentos num espetaculo visual interessante.
Mas as mais valias do filme acabam por aqui, que em termos de personagem de desenvolvimento da historia e mesmo na forma como tudo se acaba por compor o filme no maximo dos maximo um serie B de baixa qualidade, ou seja tudo e demasiado mecanizado e previsivel, percebemos perfeitamente que o filme não tem espaço para grande originalidade e creatividade e quando assim e, sao filmes de alcance muito curto.
Ou seja uma boa produçao mas claramente um filme muito pouco trabalhado naquilo que enquanto historia da ao espetador que desde inicio a fim do filme consegue perceber tudo o que o filme nos vai dar. Mesmo em termos de limite da sobrevivencia parece-nos que o filme poderia e deveria ter sido mais trabalhado.
A historia fala de uma jovem estudante de medcina que visita uma praia aconselhada pela sua falecida mãe para surfar ate que se ve encurralada por um perigoso tubarão.
Em termos de argumento o filme e o que as duas linhas anteriores descrevem, um argumento do mais simples que há memoria, pouco trabalhado, um filme onde falta personagens dialogos, nada original e totalmente copiado de milhares de filmes de serie B, o que é claramente pouco para um filme com alguns meios.
Em termos de realizaçao Serra tem colecionado alguns dos filmes menos valorizados de Liam Neeson. Neste filme tem uma realização actual, e com muita açao bem traduzida para as camaras, podemos dizer que e um filme facil de trabalhar com os meios ao dispor, mas parece-me claramente mais mão de realizador do que nos seus filmes anteriores.
No cast o filme e one woman show para Blake Lively uma actriz que ainda vive muito da sua imagem fisica como fica demonstrado na primeira meia hora de filme, na hora seguinte temos uma entrega fisica interessante mas penso que ainda e curto para determinar se temos actriz para outros voos.

O melhor – A forma actual de captar imagens com recurso as tecnologias atuais.

O pior – O argumento de filme serie C


Avaliação - C

No comments: