Tuesday, August 09, 2016

Suicide Squad

Desde o momento em que foi anunciado e posteriormente a forma como o seu trailer foi um sucesso universal que esta reunião de vilões da DC se tornou de imediato um dos acontecimentos cinematograficos para este 2016, ainda mais quando foi mencionado que o mesmo seguia a dimensao DC dos super herois. Pois bem pese embora Agosto não seja habitualmente um mês de grandes sucessos o resultado comercial do filme aparentemente é muito bem conseguido. Ja criticamente ainda não foi desta que a DC voltou aos sucessos conseguidos principalmente com The Dark Knight, com resultados abaixo das expetativas.
Sobre o filme, podemos dizer que integrar um filme sobre viloes da DC num contexto de um universo que trara muitos filmes pode ser uma escolha ambiciosa principalmente se posteriormente os quiser mudar de lado, e pela empatia entre espetador e publico. E nesse particular mesmo sendo um filme corajoso penso que rapidamente condicionou aquilo que estas personagens podem fazer no futuro com excepçao de Joker que quase e um cameo no filme, ou não fosse um dos maiores trunfos daquele universo. Mas para alem de arriscado nesta ideia o filme corre poucos riscos, principalmente narrativos onde o filme na sua linha central é limitado, sem profundidade sem capacidade para tornar algumas personagens mais do que duas linhas de caracterizaçao.
Mas com estas limitaçoes é possivel fazer um filme interessante, o resultado ate pode ser positivo, o filme começa bem a primeira hora tem diversos promenores, tem irreverencia, tem sentido de estetica ou seja tudo o que um filme politicamente incorreto necessita, e nisso o filme principalmente em promenores e principalmente na primeira hora funciona e bem, sendo a caracterizaçao dos personagens alguns dos melhores momentos.
Na segundo hora o filme tem o seu curto sumo a não ser suficiente para o elevar principalmente quando comparado com alguns filmes do universo marvel, acabando por encaixar mais na mediania que os filmes da DC tem ocupado desde que este universo foi inventado. Ou seja a lufada de ar fresco que muitos pensariam que este filme seria, apenas cumpre pela metade, e com um particular sublinhado para um dos melhores elementos do filme, a banda sonora.
A historia segue a acção de Batman VS Superman, depois do desaparecimento de super homem e com receio que um novo ser poderoso surja com intençoes mais negativas, uma agente dos serviços de inteligencia cria uma equipa de força com alguns dos maiores viloes da terra que de imediato tem de ser postos a prova.
O argumento não é brilhante, pese embora pegue numa das ideias mais cretivas da DC, a forma como o filme cresce não nos parece muito original, quer na historia de base, quer na pouca prespetiva e complexidade que da a maioria das personagens, com excepçao das duas centrais. Nao e um filme de personagens e normalmente isso diferencia um optimo blockbuster de um produto mais mediano.
Ayer e um bom realizador ao longo do tempo em diversos contextos, principalmente policia já demonstrou um sentido de realismo interessante. No filme com mais meios e com os holofotes perante si, tem uma realiaçao de mais a menos, uma fase inicial interessante que vai desaparecendo ao longo do filme, para se tornar quase numa obra de tarefeiro, eu particularmente esperava mais autor e menos operário.
No cast, com uma numero elevado de personagens o encaixe dos actores em figuras já conhecidas seria importante, e o maior destaque vai para Robbie e a sua criaçao de Harley Quinn, brilhante, engraçada, na vertente comica que diferencia o filme, ao seu lado Smith recupera o carisma e boa forma em filmes de acçao que tinha perdido nas suas ultimas tentativas. DO lado mais negativo Kinnman parece demasiado preso a uma personagem que tambem nos parece mal criada, e também Delavigne parece demasiado não atriz para ser a vila de um filme com este peso. Sobre a maior prova de fogo do filme, Leto, penso que o filme não lhe exige quase nada, para alem da gargalhada, tudo o resto a caracterizaçao cumpriu, mas penso que uma personagem que foi interpretada por Ledger da forma que foi, não poderia nunca ser surpreendente

O melhor – Harley Quinn

O pior – Faltar mais risco a um filme naturalmente incorrecto


Avaliação - C+

No comments: