Saturday, August 27, 2016

Star Trek : Beyond

Depois de ter ficado orgão do seu potenciador, Star Trek tinha neste filme a missão de fazer funcionar uma das sequelas que renasceu melhor nos ultimos anos, no cinema de grande produçao, com JJ Abrhams apenas na produçao. Os primeiros resultados foram interessantes para um filme que aguardou para o fim da festa nos sempre concorridos meses de verão. Em termos criticos e pese embora uma descida ligeira o filme conseguiu novamente reunir em seu torno boas criticas. Comercialmente os resultados nos EUA sem serem explosivos sao consistentes principalmente num ano onde muitos dos filmes acabaram por se tornar neste mercado um autentico desastre. A nivel mundial as coisas ainda sao precoces de serem avaliadas.
Eu confesso que nunca fui fa dos capitulos mais antigos, mas gostei da forma atual e bem conhecedora do cinema de entertenimento que Abrhams conseguiu nos novos filmes, em dois capitulos que mantiveram uma consistentes muito grande. Neste filme temos claramente um filme menor, principalmente porque e um filme em termos de narrativa muitos mais simples, direto ao ponto, muito mais preocupado em potenciar os efeitos especiais do que a graça e a relaçao entre as personagens e isso empobrece o filme principalmente quando comparado com os filmes anteriores.
Mesmo assim o filme ganha na sua segunda parte a uma primeira parte amorfa, no final temos aquilo que melhor funcionou nos filmes anteriores, a graça e a quimica entre muitas personagens e o sentido de grupo, e aqui o filme recupera em parte algumas das virtudes que fizeram de si um sucesso claro. Na primeira parte parece mais um simples filmes blockbuster de grandes dimensoes, quase sem personagens e so acçao.
Outro dos elementos que o filme perde relativamente ao seu anterior e no vilao. Nao que Elba seja muito pior actor do que Cumberbacht mas a personagem do segundo e muito mais trabalhada e interessante do que um vilao com dimensao quase inexistente o que acaba por ter como força um conjunto de efeitos especiais para mostrar a sua força, e isso pode ser considerado alguma debilidade narrativa.
A historia segue a tripulaçao da enterprise na tentativa de encontrar novos povos, aqui acabam por ser atraidos para um planeta desconhecido onde vao ser alvo da ira de um tirano ser que tem como objetivo bem mais do que matar a tripulaçao.
Em termos de argumento temos na base um filme muito mais simples e menos interessante do que os anteriores, ou seja naquilo que o filme tras de novo a saga temos muito pouco. Consegue na fase final recuperar alguns dos recursos principalmente comicos que os primeiros filmes tem e acaba por salvar melhor a cara na segunda parte do filme.
Lin normalmente mais relacionado com os sucessos de Velocidade Furiosa tem aqui uma tarefa dificil substituir Abrhams que e mais que um simples realizador, é um cineasta, o filme tem dimensao, e acaba por ser nos detalhes que percebemos que Lin e mais tarefeiro do que criados, principalmente quando analisado em comparaçao.
E interessante o feito do filme recuperar quase todos os principais actores, e acaba por dar uma quimica mais interessante as personagens mesmo que sete anos depois percebemos que se trata de actores limitados para um tipo de registo, acabam por encaixar neste filme bem. No vilao Elba tem o azar da personagem ser demasiado basica.

O melhor – O filme recuperar o humor e quimica das personagens na sua fase final.

O pior – Ser claramente um filme mais parecido com os basicos filmes de acçao de verão


Avaliação - C+

No comments: