Monday, August 08, 2016

The Legend of Tarzan

Tem sido uma das tendências do cinema actual passar para live action algumas das figuras mais consagradas da banda desenhada, quer com replicas das historias originais quer outras abordagens. Um desses filmes foi esta Legend of Tarzan apostado numa sequela da historia conhecida e com Yates, o responsavel final de Harry Potter como realizador. Os resultados foram medianos criticamente com avaliações medio negativas, comercialmente longe de se tornar um grande sucesso como foi o caso de Livro da Selva mas ao mesmo tempo longe de ser o floop rotundo de outros filmes.
Sobre o filme, desde logo começamos por sublinhar a coragem de partir de uma historia nova com base numa conhecida, direi mesmo que este é o tipo de apostas de risco e que mostra coragem na produçao, mesmo que a historia em si seja simplista, com o regresso as origens e com as premissas do original sem muito arriscar dando espaço aos efeitos especiais. Pois bem é aqui que o filme falha em grande escala, quando comparado com outros filmes do mesmo nivel produtivo este e claramente um filme muito aquem, muito digital e informatico e o uso desses metodos neste caso esta longe da perfeição.
Depois um filme obvio, o risco e a coragem acabaram na ideia, pois tudo o resto e predifinido com o limite minimo de risco, ou seja a historia de base e simples, as personagens tem todas papeis definidos, o filme quase não tem guião, e o recurso a excesso de retrocessos temporais por vezes fazem-nos pensar que seria melhor um filme que seguisse o inicio de Tarzan do que propriamente ir atras momento apos momento.
Enfim um filme que encaixa no perfil de blockbuster de verão de nivel medio, daqueles filmes que tem declaradamente como objetivo central o angariar dinheiro e pouco mais, e onde alguma escolhas podem ser muito discutiveis principalmente no cast. E um filme que nos parece muito modesto para dar o inicio a uma saga embora os resultados por si so não o inibam.
A historia segue Tarzan depois da historia conhecida, onde esta instalado com jane em Inglaterra ate que e chamado no sentido de tentar acabar com um conflito na salva do Congo onde nasceu e foi criado, contudo as ambiçoes de o trazerem de volta a selva podem não ser as mais claras.
Em termos de argumento é uma ideia interessante como todas as que tentam dar continuidade a algo conhecido, mas cujo o risco acaba ai, porque tudo o resto e tão esteriotipado que nos faz pensar que a ideia talvez funcionasse melhor com a historia de base. E um filme quase sem personagens e dialogos.
Yates era um simples desconhecido ate Harry Potter e tem aqui a primeira prova de fogo antes de regressar ao mundo de Harry Potter, penso que foi melhor tarefeiro na saga mundialmente conhecida do que neste filme, aqui tem algum risco mas depois falha na forma como encaixa os efeitos no filme e isso é necessario ate no mais basico dos tarefeiros.
Em termos de cast se as escolhas de Robbie e principalmente de Waltz parecem ser escolhas faceis em papeis faceis e que encaixam nas caracteristicas de cada um deles, já Saasgard parece uma escolha de risco que não funciona, nunca foi um actor mainstream e isso nota-se em alguma falta de dimensao e carisma, numa personagem que também nos parece muito limitada. Alias so consegue algum protagonismo quando a personagem de Samuel L Jackson prepara caminho, numa boa escolha como aliado e apontamentos de humor, ainda que reduzidos do filme.

O melhor – Sempre de louvar o tentar descobriro a parte desconhecida do conhecido

O pior – O filme esgotar a originalidade e a creatividade na ideia de base


Avaliação - C

No comments: