Wednesday, August 10, 2016

God's Not Dead 2

Dois anos depois do primeiro filme desta saga sobre a crença da religiao catolica ter supreendido com excelentes resultados, no meio da epoca pascal. Eis que dois anos depois e mesmo resisitindo ao desastre critico do primeiro filme surgiu a sua sequela com os mesmos objetivos bem definidos ou seja um filme claramente sobre crença religiosa crista, algo que se tornou muito comum nestes dois ultimos anos no cinema americano. O resultado critico deste segundo capitulo foi basicamente o mesmo, ou seja, um desastre completo, por seu lado em termos comerciais baixou e muito aquilo que o primeiro filme conseguiu fazer, quem sabe pondo termino a um franchising com um estilo que parecia ter-se instalado.
Em penso que sera sempre dificil fazer a analise deste lado pondo de lado as nossas crenças religiosas. Desde logo e de ateu assumido que sou, parece claramente que se trata de um filme que aborda uma rotaçao completamente diferente daquela que estamos habituados. Ou seja parece sempre ser um filme com uma abordagem estranha sobre um não tema, pelo menos da forma como as coisas se põe.
E o que é este não tema, e uma guerra contra a crença crista que não existe, sendo com total normalidade principalmente nos paises mais desenvolvidos que se aceita a crença de cada um. Ou seja o filme tenta descrever uma sociedade que repodia e não deixa as pessoas exprimir a sua religiao algo que claramente não existe, tentando sim potenciar um fanatismo religioso sem qualquer tipo de sentido, sendo uma mensagem muito dificil de aceitar.
E depois deste ponto, e mesmo pensando que o filme adopta uma forma diferente de comunicar alguns pilares da religiao atravez de cinema e musica mais actual, penso que a mensagem é semelhante, de o lado bom ser o nosso e todos os outros e mau, o que claramente pelo menos na minha forma de ver nunca deve ser a maneira que se exprime qualquer tipo de religiao.
A historia segue desta vez uma professora que depois de fazer numa aula referencias a vida de Jesus Cristo tem um processo civel devido ao facto de tentar potenciar nos seus alunos uma crença religiosa algo que não estaria na lei daquele pais.
O filme deve ser diferenciado na mensagem que tras, claramente assumida como de religiao cristã e pouco mais, como filme e claramente um filme esteriotipado com uma diferenciaçao quase patetica entre bons e maus num estilo de filme que já não se usa.
Na realiaçao um expriente realizador sempre ligado a este tipo de registos Harold Cronk que teve o seu maior sucesso no primeiro capitulo desta saga tem aqui um trabalho muito semelhante ao primeiro filme, o estilo televisivo sem grande rasgo, num genero onde o sucesso e dificil e ainda mais o louvor dos espetadores.
No cast este filme assim como o primeiro não tem figuras de proa mas sim actores em mare baixa da carreira, Joan Hart depois de vinte anos dos seus sucessos tem uma personagem desinteressante claramente serie B, não sendo com este filmes que relança carreira nenhuma, já Ramis protagonista de alguns bons filmes no final do seculo passado e sempre agradavel de se ver, mesmo que as coisas nunca funcionem

O melhor – Alguma actualidade da religiao

O pior – A forma completamente fora do mundo de definir expressao religiosa


Avaliação - D+

No comments: