Thursday, August 04, 2016

Independence Day: Ressurgence

Existem filmes que ficarão para sempre como marcos de um estilo de cinema num determinado periodo de tempo. Um desses filmes foi Independence Day que deu inicio com sucesso a uma serie de filmes catastrofe e de destruição massiva com efeitos especiais de ponta. Ao contrario da maior parte dos filmes de sucesso de holywood tivemos de esperar vinte anos por um segundo filme e com resultados claramente desoladores, desde logo criticos com avaliaçoes essencialmente negativas para esta abordagem, mas tambem comerciais, onde principalmente nos EUA ficou muito longe daquilo que o primeiro conseguiu.
Sobre o filme, se existia uma razão para o primeiro filme ter funcionado era na data o carisma e o humor de Will Smith, desde logo a falta do seu protagonista maior deveria ser um sinal que não tinha muita logica fazer num novo filme, mesmo que grande grosso dos outros protagonistas tem aceite retomar o papel, principalmente porque a carreira deles nunca se tornou nada de excelente. De resto temos claramente um filme completamente limitado principalmente quando comparado com o primeiro, deixou de ter graça, a ação e as personagens sao claramente inexistentes e por vezes em termos de entalhes narrativos parece um filme tirado da serie B, o que para uma produçao acima dos 100 milhoes podemos dizer que e um desastre.
Por outro lado o filme segue um tradicionalismo dos anos 90, onde existia menos exigencia em termos de argumentos mais complexos e surpreendentes e é aqui que o filme falha em toda a linha, esta explicaçao para o regresso não existe, a coerencia das personagens e dos seus encontros ainda pior, tudo parece não seguir qualquer logica interna e quando assim é chegamos por diversas vezes a pensar que o filme e o que uma criança pensaria se lhe pedissem para fazer uma nova roupagem de um filme como este.
E as mas noticias e que a forma como o filme e montado e principalmente finalizado dá a noçao que se espera um franchising de lutas e efeitos especiais interminaveis contra extra terrestres, em mais duas horas de cinema de base sem recheio e sem qualquer motivos de interesse.
A historia passa vinte anos do primeiro filme, com o reacender da ameaça, percebemos que os salvadores possiveis sao os herois do primeiro filme ou a sua descendencia.
Em termos de argumento o filme é um claro erro em toda a linha, as ligaçoes ao primeiro filme são do menos intuitivas que á memoria, basicas, sem creatividade e originalidade. Em termos de linha de base, algo que poderia estar no menu standart de qualquer filme serie B, a logica das personagens, ligações e dialogos e pensar em chavões de filmes sem qualquer tipo de exigencia.
Emmerich, não e neste momento o realizador que era no momento em que fez o primeiro filme, perdeu creatividade, impacto da novidade dos seus filmes, perdeu nome, e isso neste filme nota-se, mesmo com meios de ponta o filme nunca é diferente, nunca arrisca e nunca tem assinatura pessoal. Claramente numa fase muito descendente da sua carreira.
Independence Day sem Will Smith era obvio que não funcionava, principalmente porque nenhum dos seus colegas de cast do primeiro filme eram actores sequer medianos, porque a sua personagem era alma do primeiro filme, e percebe-se que todos juntos sem Smith ainda demonstram mais a falta que ele lhes faz, principalmente quando o substituto ainda é o pior dos Hemsworth.


O melhor – As frases do primeiro filme na apresentaçao.

O pior – O facto de terem homenageado um primeiro filme de acçao com qualidade num pessimo filme de acçao.


Avaliação - D

No comments: