Sunday, December 13, 2015

War Room

A religião tem sido cada vez mais um tema em voga no cinema, nos ultimos três anos tem sido diversos os titulos a apelar da crença o que constitui mesmo já algumas produtoras e realizadores que se dedicam em exclusivo a este tipo de filmes. E o caso dos irmãos kendrick que depois de diversas tentativas tiveram com este War Room um sucesso inacreditavel nos EUA, mesmo que criticamente não seja muita a ligaçao com este genero.
Como ateu assumido e obvio que este e o tipo de cinema que não gosto, mas não e apenas uma questao de ideologia a pouca empatia que se tem por um filme como este, e mesmo de racionalidade, tudo e do mais amador que há memoria, o argumento, a muito debil historia de base, a realizaçao quase primaria e as interpretaçoes, o foco é totalmente dado na crença em Deus e na forma como isto resolve quase por milagre todos os problemas, para os mais crentes o filme pode ter uma mensagem positiva, para aqueles que gostam de algo mais real, e um filme absolutamente sem sentido que se prolonga por duas penosas horas.
Em face disto e facil dizer que estamos perante uma das piores e mais insuportaveis obras do ano recheada de monologos ou oraçoes interminaveis por volt face por magia, por redençao, e obvio que e um filme positivo e isso ate pode ser bem aceite basear tudo isso numa força suprema e no simples acreditar parece um tipo de aceitaçao religioso incondicional que eu penso ser cada vez mais dificil no dia de hoje.
E é este fundamento e principio que rege o filme que o torna muito deficiente narrativamente com diversos buracos, sem conteudo ou algo que possamos facilmente interpretar para a realidade, sem creatividade tecnica ou mesmo narrativa e daqueles filmes ou um genero que esperamos que desapareça pelo menos do primeiro plano do cinema, embora os bons resultados não deixem antever.
A historia fala sobre um casal em plena crise a na forma como o elemento feminino encontra através de orações de pedir a deus para tudo mudar, o que aos poucos acaba por acontecer.
O argumento e um autentico queijo suiço com incongruencias narrativas pouco ou nenhum realismo, pregões em vez de dialogos ou monologos e personagens totalmente inexistentes o unico ponto presente e a mesmo a fe.
Em termos de realizaçao um filme quase amador, realizado de uma forma quase monocordica sem qualquer elemento diferenciador ou artistico, e quase um sacrilegio inovar sobre fe.
No cast nenhum elemento conhecido num total elenco serie D, nada funcional, todos basicamente presos ao pior que se faz em todo lado de mundo e a explicarem porque são e seram sempre meros desconhecidos

O melhor – Ter fé.

O pior – Não chega para um filme a todos os niveis horrivel


Avaliação - D-

No comments: