Friday, December 18, 2015

Christmas Eve

Inicio de Dezembro é a epoca adequada para filmes natalicios, pois dá tempo que a pessoa se integre no espirito e dá alguma longevidade aos filmes, dai que seja normal que não apenas os grandes estudios mas também os pequenos apostem neste estilo de filme. Assim surgiu este filme sobre diversas historias que como muitas outras esteve longe de resultar na critica especializada com avaliaçoes muito negativas. Ja comercialmente a falta de figuras de primeira linha condenou inevitavelmente este filme ao fracasso.
Por vezes inspirados por Robert Altman surgiu a ideia de que qualquer filme desde que tivesse muitas historias paralelas funcionava, pelo curioso pela relaçao, mesmo que o resto fosse simples, ou mesmo sem grande conteudo. Aqui esta claramente a prova que não, que mesmo que a ideia seja curiosa e esteja criado o suporte para um filme cheio de bons dialogos e bons momentos, por vezes uma boa capa não chega se o recheio não for de acordo com ela, e aqui e obvio que não.
O problema deste filme e que não aproveita a boa ideia, a de diferente situaçoes, concretamente estarem fechados num elevador, com diferentes abordagens, uma mais comica, uma mais de romance, uma mais de intriga, e acaba por não conseguir fazer funcionar nenhuma, talvez com excepçao do romance por culpa da incapacidade de tornar os dialogos fortes neles proprios, e acima de tudo por cair no erro de um filme pequeno quando este estilo exige sempre filmes muito mais longos e trabalhados.
Por isso surge a ideia de um bolo bonito mas com um mau sabor, não conseguimos nunca achar sequer interessante quase nenhuma das historias, tendo o seu lado pior ainda no lado comico, pela falta de sentido que aquele segmento tem. Mas todas as outras nunca conseguem chegar ao espetador, ou porque são um cliche já usado, ou pior que isso porque as personagens sao sempre demasiado confusas para fazer funcionar pelo menos emocionalmente um filme de natal.
A historia fala de diversas pessoas que em diferentes espaços de Nova Iorque ficam presas no elevador na vespera de Natal, aqui e uma vez que tem de passar este tempo juntas acabam por criar laços, que tornam o seu natal pelo menos diferente.
No argumento temos de valorizar a ideia, a forma como em diferentes espaços quer dar ao filme toada diferente é original e creativa, e poderia funcionar num bom filme, caso as historias individualmente tivessem qualidade o que não é o caso, principalmente porque as ideias parecem ter-se esgotado na forma.
Na realizaçao um tambem pouco conhecido Mitch Davis tem aqui um trabalho simples, onde inaltece as luzes de Natal, uma boa escolha de Natal para a entrada mas pouco mais, o filme não exige grande creatividade ou tecnica, dai que seja uma realizaçao simples.
No cast poucas figuras conhecidas, Patrick Stewart é sempre sinonimo de eficacia e aqui num papel menos simpatico tambem funciona, de resto pouco ou nada a acrescentar num filme que nunca pede grandes interpretaçoes.

O melhor – A forma do filme.

O pior – O conteudo


Avaliação - D+

No comments: