Saturday, December 26, 2015

The Peanuts Movie

2015 ficou desde cedo marcado pelo lançamento do filme de animaçao que trazia de regresso Charlie Brown, Snoppy e todos os amigos, num lançamento de uma das maiores produtoras de animaçao concretamente a Blue Sky da Fox, apostada em tornar este filme um dos sucessos de Natal. O resultado do filme foi positivo em todos os vectores a generalidade da critica gostou da homenagem aos conceituados bonecos e comercialmente conseguiu resultados consistentes num período sempre dificil e longe do mediatismo que a banda desenhada já teve.
The Peanuts não tinha uma tarefa fácil para resultar por diversos motivos, desde logo porque era a passagem para animaçao 3d de desenhos animados quase pre historicos em termos de desenho e que sempre cresceram na banda desenhada tradicional, por outro lado este tradicionalismo e um aspeto vincado em todos os fãs e o facto do filme ter um humor muito proprio nem sempre actualizado que vem dos primordios da saga. Fazer tudo isto resultar num filme que tinha como imperativo os resultados, era muito dificil mas podemos dizer que todos os ingredientes esto lá num filme razoavel dentro do possivel.
E obvio que o sentido de humor fisico de Charlie Brown esta gasto e que e um filme que pensa muito mais nos adultos que cresceram com a serie do que propriamente a tentar angariar novos fãs, porque e claramente um filme com pouco risco no humor, demasiado tradicional, nem sempre com uma produçao de primeira linha, mas que faz uma optima ligaçao a algumas caracteristicas dos quadradinhos.
Do lado negativo o lado mais intlectualoide dos livros escritos por Snoopy que eram uma das presenças constantes no livros mas que deveria ter sido colocada de lado no filme, não dá qualquer tipo de acrescento ao filme, não tem graça, não tem dinamica mais parecendo um spot publicitario em que todos rezamos para chegar ao fim, percebo que o tradicionalismo fica mais vincado com esta presença mas o filme nada ganha com isto.
Sobre o filme temos Charlie Brown o miudo mais desastrado do mundo, que se ve apaixonado por uma nova colega de escola, a quem vai tentar fazer tudo para lhe fazer chamar a atençao com muitos precalços e com a ajuda sempre importante do seu cão.
Em termos de argumento temos uma boa conjugaçao da fidelidade aos comic com uma historia intensa que de a maior caracteristica de cada uma das personagens, parece e obvio que falta impacto na historia do Snoopy e do barao vermelho totalmente fora de contexto e que quebra o ritmo da trama central.
Em termos de produçao não temos um filme de primeiro nivel pese embora pense que isso e consciente para fazer funcionar o paralelismo com os desenhos animados e algum dos seus mais conhecidos vetores, dai que penso que este tradicionalismo funciona como cunho do filme.
No cast de vozes sem qualquer tipo de figura de referencia penso que o filme sai a ganhar com boas escolhas num filme que ate não exige neste segmento porque as personagens em si já estão num nivel de mediatismo sem paralelo.

O melhor – A forma como o filme consegue conjugar em termos esteticos o 3d com a tradicional banda desenhada.

O pior – Os intervalos com o Snoopy e o barão vermelho


Avaliação - C+

No comments: