Friday, December 04, 2015

Jem and Holograms

Recuperar icons do passado e tambem uma das grandes modas do cinema actual, seja ele de series adultas de series juvenis o certo e que aos poucos todas tem sido revitalizadas e atualizadas para um espirito mais actual. Este ano foi Jem uma banda desenhada dos anos 80 que teve o seu live action, o resultado não podia ser mais desastroso a todos os niveis, e se criticamente as coisas nem foram um desastre completo, comercialmente acabou por ser o pior resultado de bilheteira de um grande estudio, um filme para a memoria pelos piores motivos.
Sobre o filme muito pouco de novo, a historia da fama vs amizade, o mauzao de grande estudio representado por Juliett Lewis um interesse amoroso, e daqueles filmes que nada mas rigorosamente tras de novo ao cinema, ainda para mais quando nos da quase duas horas de cinema sem qualidade originalidade ou alguma apontamento para anotarmos faz deste filme um declarado desastre, um filme que rapidamente nos esquecemos que vemos e cuja a unica virtude não ir para alem do livro de instruçoes sem nunca entrar realmente em qualquer ponto a fundo do filme.
Era dificil este filme funcionar desde logo porque Jem nunca foi uma personagem universal, por outro lado porque faltava figuras ao filme não so em termos de cast, do mais basico em termos juvenis que há memoria, mas tambem em aspectos fundamentais do cinema como argumento e realizaçao, parece um filme destinado a jovens para render dinheiro facil sem muito trabalho e as vezes receitas faceis dao pessimos resultados e aqui temos um dos casos mais marcantes.
Jem pela sua duraçao torna tudo penoso, mesmo os espetaculos musicais os momentos que poderiam trazem alguma força, luz, produçao ao filme sao pobres, mesmo o lado mais fantasista do filme e mal aproveitado entra tarde e acaba por não trazer o lado infantil que o filme poderia ter, se por um lado e demasiado actual para os saudosistas e tambem demasiado piroso para a atualidade.
A historia fala de uma jovem que depois de ver o seu video se tornar viral no youtube começa uma carreira de sucesso onde e explorada por uma maquiavelica produtora, e onde vai ter de escolhar entre a fama e a amizade.
O argumento e dos mais obvios que assistimos este ano no cinema, quase nenhum risco, tudo e tocado ao de leve mesmo com uma longa duraçao as personagens sao completamente superficiais e o enredo e do mais basico que há memoria mesmo para um filme juvenil. Dialogos acho que não chegam nunca a existir limitando-se a frases feitas.
A realizaçao e pouco explosiva, de alguem que já esteve na origem dos filmes de Justin Bieber e de Step Up, este e daqueles filmes que poderia ser realizado em piloto automatico, contudo o filme não tem luz não tem brilho na realizaçao já se espera o mau resultado do filme.
No cast, muitas vezes estes filmes lançam novos talentos dai que o facto de ser preenchido por desconhecidos não e por si um problema, e no entanto a falta de qualidade e carisma dos desconhecidos que acaba por tornar tudo disfuncional que vai desde a protagonista ate ao restante grupo, pena e alguemc como Lewis com um passado com bons registos pactuar com este filme.

O melhor – Nao inventar nada no guião.

O pior – Duas horas de cinama trash


Avaliação - D

No comments: