Tuesday, December 08, 2015

MI-5

Seria uma questão de tempo até que os protagonistas de Guerra dos Tronos fossem lançados aos tubarões em titulos por eles protagonizados. De todos em termos de acção parecia obvio que Kit Harrigton seria aquele com mais chances de sucesso. Dai que ainda no decurso da serie surgiu este filme com ele como protagonista. Baseada numa serie de sucesso no Reino Unido surgiu este filme com resultados criticos medianos, o que para um filme de açao não podemos considerar mau, mas comercialmente e principalmente fora do Reino Unido teve muitas dificuldades talvez mostrando que o actor ainda não vale muito sem a personagem John Snow.
Num ano totalmente dedicado a filmes de espionagem onde uns tiveram mais sucesso e mais impacto do que outros este e claramente um filme menor, de pequeno estudio e isso denota-se desde logo nos meios do filme, claramente inferiores a outros filmes lançados este ano, mas também no carisma da personagem claramente inferior e menos centrada no filme. Por isso o filme necessita de um argumento mais reboscado de voltas e contra voltas para se sublinhas mas isso acaba por tornar tudo demasiado confuso, e algumas das curvas sao completamente desnecessarias no resultado final.
Mesmo assim e um filme de procedimentos simples, principalmente na forma de pensar da personagem central, e pensamos que assim deveria seguir, as oscilações de lado, ou mesmo o final frouxo acabam por não ser mais do que tentativas de diferenciar um filme que dificilmente poderia ganhar onde outros não ganharam, devia ser simpatico e simples, já que e nestes momentos que o filme ganha ritmo e acaba por ser facil de ver e enterter.
Como resultado um filme de uma mediania clara, que não tem força para criar grandes sequencias de acção, e narrativamente não tinha substratato para mais, quando tenta implementar isto com twist e contra twists acaba por tornar o filme mais confuso e menos ritmado, e as sensações destas opções sao de impacto negativo no espetador, mesmo assim e mesmo no genero salva-se do rotulo de serie b que muitos maus filmes semelhantes acabam por ter.
A historia fala de um agente do MI-5 que apos ver um terrorista escapar tenta perceber quem na sua equipa esta contra si, e qual o plano maior que esteve na origem desta fuga.
O argumento e na sua base simples, com ritmo, não precisa de grandes persoangens nem grandes dialogos e quando segue procedimentos simples acaba por funcionar. Por sua vez quando complica com alguns twists não tem impacto acabando por ser contrapoducente já que tira força ao climax, que devido ao excesso de twists e de hipoteses do espetador acaba por não ter qualquer impacto.
Na realizaçao um indiano radicado no Reino Unido que ate ao momento já tinha efetuado alguns trabalhos com alguma visibilidade, mesmo sem grandes meios consegue dar ritmo a um filme que não e a montra para qualquer realizador.
No cast Harrington e um actor limitado que funciona como Snow, mas que mesmo ai demonstra muitas debilidades interpretativas principalmente dramaticas, aqui nada disto lhe e pedido, e funciona, e simpativo, disponivel, e isso acaba por ser qb para filmes de açao. Nao existe espaço para secundarios já que o filme tambem não os pede.

O melhor – Acção Simples

O pior – Quando complica


Avaliação - C

No comments: