Thursday, December 31, 2015

Star Wars: The Force Awakens

O desafia do ano cinematografico de 2015 esteve a cargo de JJ Abrams, depois de revitalizar franchisings como Missão Impossivel e principalmente Star Trek o experiente realizador ficou com a tarefa titanica de reinventar a maior saga do cinema, ou seja Star Wars. O objetivo passava por dar uma nova dinamica da saga, agora a cargo da Disney mas tambem homenagear o passado principalmente o mais longinquo. Numa primeira analise e mesmo com alguns fas insatisfeitos o filme cumpriu por completo os seus objetivos por completo, desde logo comercialmente onde tudo parece bem encaminhado para se tornar o filme mais rentavel da historia mas tambem criticamente com avaliaçoes essencialmente positivas que colocam a saga de novo no bom caminho depois dos tres ultimos filmes terem estado longe de qualquer tipo de consenço.
Mas o que nos trás este novo episodio, pois bem desde logo podemos dizer que é um filme bastante fiel a primeira saga, não so no espirito das personagens, com alguns repetentes a aparecerem mas mesmo na forma como as novas são montadas, e principalmente na linhagem narrativa seguida, uma estrutura simples, de facil compreensao com o objetivo não so de continuar a ser fiel aos seus fas mas quem sabe ganhar mais alguns entre os mais novos que pela primeira vez entram em contacto com a serie, a colocar como foco central novos personagens com origens digamos conhecidas.
Mas e tambem na fidelidade que reside o principal problema do filme ou seja ao repetir uma estrutura muito semelhante ao Episodio IV o primeiro lançado, o filme parece-me demasiado grande para ser tao repetitivo e ter tão poucos elementos importantes, com exclusao de uma unica opçao parece um filme receoso pensado de forma facil para nada estragar quando assim é agradamos todos mas temos dificuldades em vincar uma ideia e aqui parece residir o filme, que tem a preocupaçao demasiado grande com os fas, na forma como entrega algumas das revelações do filme desde inicio perdendo alguma força na forma como isso poderia resultar na fase final.
Mas mesmo assim parece estarmos perante um filme interessante que pode dar inicio a uma nova vitalidade da serie Abrams conseguiu tornar o filme engraçado, em dose inferior a alguns dos outros, ter ritmo de acçao essencial para todo o filme, o espirito e a forma como define a força tem o carisma de outros tempos e as novas personagens sao proximas do publico de cada um dos lados, por isso acho que temos um bom pontape de saida para o novo star wars.
O filme debruça diversos anos depois de Regresso de Jedi, Leia e Han Solo estao separados, Luke desapareceu, uma nova força levanta-se para controlar a galaxia e a ação esta em duas novas personagens uma orfã que negoceia sucata para sobreviver e um ex tropa imperial que arrependido tenta mudar de lado.
O argumento é eficaz, mas que excelente de que uma obra de creatividade e um filme que sabe dar alguns aspetos novos como homenagear tudo que tinha para fazer nos antigos, percebe-se num primeiro filme embora pareça que o filme tera de ser mais independente nos proximos caso contrario sera apenas uma homenagem ao que foi feito.
Em termos de realizaçao sempre pensei que iriamos ter uma inovaçao tecnica superior, não, o filme acaba por ser um filme que utiliza meios normais, numa produçao tambem ela dentro dos limites esta opçao pode ser para não cortar com os primeiros filmes, o que é aceitavel, mesmo assim em trabalho de realizaçao já vi Abrams com mais talento para reinventar.
No cast as aspostas em desconhecidos para papeis principais e claramente de risco mas funciona, ambos não sendo actores de primeira linha funcionam, tem carisma algo que o filme lhes oferece e poderao ter aqui um sucesso sem precedentes, algo que so e possivel num filme como este. Sobre os antigos Ford continua em boa forma ao contrario de Fisher longe de outros tempos. A escolha de Driver e Gleeson como viloes fica em Stand BY principalmente o primeiro parece ainda lançar algumas duvidas sobre o alcance da sua interpretaçao

O melhor – O espirito Star Wars presente em todo o filme.

O pior – Vinte anos depois deveria ter mais dados novos e uma assinatura mais inovadora



Avaliação - B-

No comments: