Sunday, May 11, 2014

The Double

Cada vez se torna mais comuns figuras em boa forma de hollywood fazerem como que uma parenteses nas carreiras e dedicaram-se a um projecto de autor. Foi o que neste caso fez Eisenberg, no auge de uma carreira que parece ser promissora assumiu protagonizar este curioso filme. Os resultados criticos interessantes com avaliaçoes essencialmente positivas comercialmente e em face de algum objecto demasiado indie do filme e a pouca distribuiçao parece-nos que aqui o filme possa ter algumas dificuldades previsiveis.
Sobre o filme podemos começar por dizer e salientar alguns pontos bem trabalhados, a introduçao do filme, interessante dando nos os lados todos da personagem, o estilo de realizaçao quase ezquizofrenico e bem relacionado com tudo que o filme trata, a realizaçao e a fotografia do filme reunem não so muita componente artistica como uma vertente bastante creativa, e o tema em si se bem que cada vez mais e comum filmes sobre alegadas personalidades e criaçao de personagens.
Do lado negativo o facto deste ano já termos assistido a um filme muito parecido do ponto de vista metaforico como Enemy, mais compreensivel na sua parte final, mas nota-se muitas semelhanças entre filmes realizados falta apurar qual nasceu primeiro, mas que sao filmes muito semelhantes la isso sao.
Neste filme temos mais humor, nem tanto na capacidade de nos dar o filme mas em alguns procedimentos na realizaçao nas personagens nas interações entre estas, numa mais estranheza do mundo caracterizado, temos mais arte mas talvez o outro filme seja ligeiramente melhor, mais forte e intrigante, contudo a premissa e muito semelhante e mesmo a cor.
Do lado negativo alguma mais afirmaçao do seu final, que poderia fazer com que a mensagem fosse melhor transmitida erro que alias já tinha sido previsto em Enemy, se em termos de argumento o filme perde em comparaçao a produçao e a creatividade dos promenores dao-lhe um empate tecnico.
A historia fala de um jovem bastante introverido a quem tudo na vida o ultrapassa que de repente percebe que alguem com igual a si e contratado na sua empresa mas com um registo completamente diferente extrovertido, socialmente aceite e ganhador.
Sobre o argumento podemos dizer que temos uma historia original, bem escrita com bons dialogos e caracteriaçao de personagens que perde na forma como não assume de uma forma mais simples e objectiva a sua premissa, e isso não deixa que o filme tenha o impacto que poderia ter.
A realizaçao a cargo do humorista Ayoade, um actor de filmes comerciais mais realizador de filmes de autor, tem risco, carisma arte e acima de tudo creatividade que demonstra a presença de um realizador ao mesmo tempo intimista, mas com muitas qualidade artisticas contemporaneas com alguma influencia do passado, tem aqui uma das melhores realizaçoes do ano ate ao momento e um realizador a ter debaixo de olho bem mais de como actor.
No cast Eisenber e aquilo que o filme precisa, personagens ambiguas misto de introversao e extroversao ezquizoide sao os papeis que acentam ao actor e o que o filme pede, esta num bom momento de forma e estas apostar permitem cimentar uma carreira que pode ter em Lex Luther o seu maior trunfo ou derrocada ao seu lado Wasikowska e uma actriz em ascenção competente, muito interessante em filmes de autor, e aqui mesmo sem grande brilho da ao filme exactamente o que lhe e pedido, o lado lunar do mesmo.

O melhor – A realizaçao

O pior – A falta de afirmaçao da conclusao


Avaliação B-

No comments: