Saturday, May 10, 2014

3 Days to Kill

Quando foi anunicado este projecto e no mesmo contava a ligação entre Luc Besson e Mcg os fanaticos do cinema de acção ficaram em polvorosa pela uniao de duas figuras centrais no cinema de acção. Contudo as primeiras avaliaçoes vieram confirmar o que muitos suspeitavam ou seja tinhamos muita acçao e pouco conteudo com avaliaçoes essencialmente negativas. Comercialmente as coisas tambem não foram fantasticas com os resultados no limita minimo do exigido para os filmes de ambos.
Sobre o filme podemos dizer que temos um bocadinho dos seus mentores mas em grau moderado, se por um lado temos um bom ritmo não temos o inferno de presseguiçoes e tiros interminaveis tipicos de Besson, por outro lado a conjugaçao do humor não é tao excessiva quanto normalmente e na maioria dos filmes de McG, talvez por isso temos um filme de acçao bem balanceado nos seus elementos.
Contudo tambem tem defeitos o primeiro dos quais e cair numa serie de cliches, a ligaçao familiar a diferença total de personalidades do protagonista, o happpy ending totalmente invermosivel, e algumas sequencias de carne para canhao onde o primeiro ganha quase como quem da um passo, e é nestes pontos que o filme cai num exagero que nem sempre e convincente para aquilo que o filme quer.
Mesmo assim temos um relativamente simples e eficaz filme de açao que ganha por uma serie de pontos interessantes o tipo de humor utilizado não exagerado mas direto ao ponto e Paris e o contexto ideal para um filme de amor e ainda mais para um filme de acçao nunca se cansa da cidade e o filme tira o melhor partido dela.
A historia fala de um ex agente da cia que depois de lhe ser diagnosticado uma doença terminal acaba por regressar junto a sua familia supostamente para repouso mas mal esse sabe que vai ser o inicio da sua maior aventura ainda profissional.
O argumento não e creativo ou seja muitas vezes e basico e previsivel, não tem propriamente dialogos de primeira linha se bem que as tiradas comicas funcionam, mas o filme não precisa porque as duas horas sao preenchidas com muito ritmo.
Mcg e um realizador muito mais tarefeiro do que autor e aqui demonstra isso, Besson provavelmente ao leme daria ao filme mais estilo mais risco, e isso é sempre dubio aqui sabemos que o filme não perde nem ganha com um realizador que dificilmente saira deste balanço de carreira.
Por fim o cast, podemos dizer alguns elementos interessantes Costner nunca foi bom actor e aqui tambem não e, Heard tem uma carreira baseada apenas na seduçao já que os restantes recursos saoe escassos e por fim Stanfield com o crescimento tem limitado o seu campo de funcionamento o unico ponto positivo vai para a suave mas eficaz presença de Nielssen.

O melhor – O ritmo que o filme consegue adquirir

O pior – A falta de risco


Avaliação - C+

No comments: