Saturday, May 31, 2014

Filth

Irvin Welsh nunca tera certamente sonhado que um dia se iria tornar num escritor de referencia para todos os cineastas britanicos, depois do sucesso de transpooting o certo e que novo filme foi lançado com o mesmo grau de incorrecção mas com resultados a todos os niveis mais modestos, desde logo em termos criticos onde apenas a rebeldia da critica britanica deu o devido valor ao filme e principalmente a interpretaçao de Mccvoy um dos vencedores do ano 2013 no cinema independente britanico, em termos comerciais muito longe com um estreia tardia e silenciosa nos EUA que não deram grande mediatismo ao filme.
Assim e analisando o filme em si podemos dizer que e um filme que tem uma hora de excelente cinema, corrosivo, engraçado, satirico, com grandes momentos de incorrecção, humor negro e afins dentro da melhor tradiçao de Welsh já nos tinha dado em transpooting mas com uma premissa menos seria, durante esse periodo estamos deliciados com o guiao com a incorrecção do filme e com a intepretação central.
A ultima meia hora o filme perde força e principalmente por se centrar a determinada altura mais nos desvaneios mentais da personagem do que na historia em si, e esse emaranhado faz o filme perder ritmo que so consegue alcancar novamente nos segundos finais do filme, e na sua sequencia final.
Mesmo assim estamos perante um excelente filme bem escrito,corajoso, creativo e original com um humor quase sempre arriscado principalmente no que diz respeito a alguns temas e abordagens mas que os amantes do cinema moderno gostas, e princiapalmente quem gostou da incorrecçao seria de Boyle e tranpooting.
O filme fala de um agente policia que sonha e ambiciona subir da carreira ate que lhe e entregue um homicidio, mas que o ele é e tudo menos um exemplo de correcção e tudo e possivel para atingir o topo.
O argumento e a virtude do filme, na sua abordagem na forma como esteriotipa as personagens pela falta de limites no humor utilizado e nos principios da personagem e acima de tudo na forma com que na primeira hora consegue retirar o melhor de todas as sequencias pena e que não aguente e na ultima hora emaranha demasiado.
A realizaçao e a tipicamente indie british com toda a sua creatividade e crueldade mas com alguns defeitos como tremeliques e falta da cor, talvez o realizador não queira sair deste registo mas este filme deveria lhe dar mais protagonismo.
Sobre o cast podemos dizer que este filme e o grito de epiranga de Mcvoy aqui o filme e dele, arrisca, mas tem o filme a seus pes, demonstra aqui ser o oposto do silencio dos seus filmes tipicos aqui e incorrecto e rude, e tem uma das melhores interpretações do ano, ao seu lado secundarios que dao-lhe o balanço para a excelencia

O melhor – Mcvoy

O pior – O filme perder muito gas na ultima meia hora


Avaliação - B

No comments: