Saturday, May 31, 2014

Oculus

Todos sabem aquilo que o terror nos ultimos anos significa em termos de mercado cinematografico americano, principalmente pelo numero de titulos que estreiam nas grandes salas mas tambem pelo facto das distribuidoras estarem normalmente muito atentas aquilo que se faz em termos independentes no genero para depois os lançar. Este ano um desses filmes foi este Oculos aceite moderadamente pela critica o seu lançamento esteve longe de ser brilhante comercialmente com resultados pequenos para um filme que estreia em wide mas talvez essa fosse a maior ambiçao e o maior merito do filme.
Assim sobre o filme podemos dizer que o terror nos ultimos anos tem-se tornado excessivamente repetitivo existindo falta de novas ideias e não e este Oculus que traz essas novas ideias, já que a historia acaba por se repetir com algumas alterações truques e segmentos temporais. Mas se nisto o filme e igual a muitos outro noutros promenores o filme e inferior a maioria dos titulos semalhantes ou pelo menos com um argumento parecido.
Desde logo pela pouca intensidade ou pela simplicidade que um filme como este devera ter, o filme baralha as personagens entre um presente e passado que nada traz de benefico ao filme, torna-o obtuso confuso, faz o filme perder em alguns momentos força e nisso acaba por se transformar no maior enimigo do filme já que quando quer explodir pelo terror já o filme e um objecto demasiado estranho e sem interesse.
Por istyo mesmo e incompreensivel que este filme tenha tido a distribuiçao conseguida quando anualmente filmes com melhores ideias, com melhores actores passam despercebidos por cinamas selecionados e que nos faz pensar o que esta na origem de uma distribuiçao total ou não dos filmes no cinema americano.
A historia fala de dois irmãos que se reencontram alguns anos depois de um autentico massacre que conduziu a morte de ambos os progenitores, e de forma a provarem que não foi um deles que causou estas mortes mas um paranormal espelho, contudo na presença de tão estranho objecto tudo se pode repetir.
O argumento tem na sua base algo que e utilizado constantemente para filmes de terror e nesta obra e novamente o centro, contudo no que diz respeito a promenores elementos diferenciadores o filme e fraco nas personagens inexplicaveis nos atalhos sempre a complicar e isso acaba por danificar de morte o filme.
A realizaçao a carto de um mestre de terror de segunda divisao e de alguem que sabe utilziar a imagem para impressionar não sendo o melhor nem o mais artistico dos filmes, pensamos que na realizaçao parece um dos segmentos mais objectivos de todo o filme.
Por fim no cast nada a registar actores completamente desconhecidos do grande publico que não tem brilho talvez por isso poucos ou ninguem ira registar o seu nome para projectos futuros a procura de uma nova oportunidade que em termos de tamanho podera não existir

O melhor – Alguns promenores oculares de realização

O pior – Consegue piorar o argumento basico do terror


Avaliação - D-

No comments: