Saturday, May 31, 2014

Non Stop

Desde a primeira colaboração entre Luc Besson e Liam Neeson em Taken que se percebeu o valor do segundo como heroi letal de acção, dai que sem surpresa surgiram apos este sucesso diversos filmes entre os quais uma sequela do mesmo no mesmo estilo de Neeson contra o mundo com mais ou menos sucesso. Um desses filmes foi este ano Non Stop, com resultados de bilheteira consistentes que fazem continuar a valorizar Neeson como heroi de açao pese embora criticamente o filme tenha passado com normalidade nas criticas americanas e bastante abaixo nas europeias o certo e que para aquilo que o filme se propunha podemos dizer que foi um moderado sucesso a ambos os niveis.
Sobre o filme há pouco a dizer um tipico filme de acçao no ambito do que era muito comum nos anos 80 em alguns filmes de Bruce Willis e Wesley Snipes, com o ritmo do primeiro mas sem o humor do mesmo, e com uma calma aparenta e menos sangue, num espaço sempre confinado- E se o espaço confinado permite uma maior intensidade narrativa por vezes torna as coisas menos plausiveis, o que se torna uma opçao dual naquilo que o filme poderia ter.
Mesmo assim e sem estarmos perante um grande ou mesmo um bom filme, temos um filme simples de processos directo ao ponto, no jogo do cluedo a tentar descobrir quem esta por detras da ameaça silenciosa, e ai o filme começa a sentir dificuldades em nos dar possiveis suspeitos, exagerando no mote para acharmos todos minimamento possiveis ou por traços de personalidade ou por esteriotipos.
Dai que quando tudo e descoberto sinta-se aquela sensação de poderia ser, e pior que isso a explicação claramente o ponto mais debil do filme, um fundamentalismo pouco explicado nas personagens e mais que isso falta tentar perceber algumas pontas soltas que o filme não consegue ou pior que isso não tenta explicar, e isso torna o filme debil pese embora o ritmo e a força ad
optada.
A historia fala de um voo, no qual se encontram dois policias do ar, sendo que um deles começa a receber mensagens ameaçatorias para os passageiros via rede interna do voo, num jogo da procura do suspeito começa uma serie de mortes e pior que isso uma busca extensiva da explicação.
O argumento tem uma premissa interessante principalmente numa logica de filme de acçao, pouco complexa, direcionada, ou seja não sendo propriamente uma sede de maturação tem o ritmo ao ponto, contudo no desenvovimento o filme acaba por perder em algumas lacunas exageradas que não sao respondidas.
Serra tem uma realização dificil num espaço confinado, fazer um filme de ação não e facil e ele consegue acima de tudo pela simplicidade de procedimentos não ganha aqui um grande espaço mas tambem não o perde num genero mais talhado para tarefeiros do que para grandes realizadores
O cast não e exigente, Neeson esta em casa neste tipo de personagens pela frieza e pelo lado duro e fisico que exige colocando de lado outros pontos que tem ao seu dispor, ou seja e Neeson em serviços minimos ao seu lado parece claramente um gasto de recursos usar Moore, num papel tao insignificante para não falar em Nyongo.

O melhor – O espaço confinado do filme

O pior – As lacunas noa rgumentio


Avaliação - C

No comments: