Sunday, September 22, 2013

The East

Numa epoca em que as questoes politicas são cada vez mais tidas em conta principalmente no que diz repeito a alguma regulamentaçao ambiental, surge um filme sobre a tutela dos irmaos Scott um dos ultimos filmes com a participaçao ainda vivo de Tony Scott. O resultado do filme foi pouco imponente principalmente comercialmente onde nao foi alem de uma distribuiçao em pequena escala que nao permitiu excelentes resultados de bilheteira. Por seu turno criticamente e pese embora as boas avaliaçoes globais nao foram suficientes para retirar o filme de algum anonimato.
Sobre a forma como o filme se encontra realizado e mais que isso sobre o seu resultado temos um filme suave, nunca tenta ir para alem do necessario na abordagem das questoes politicas que toca, e acima de tudo um filme de fundamentos das suas persongens e aqui principalmente na caracterizaçao do grupo e dos seus elementos o filme e forte, pese embora caia com alguma facilidade em alguns esteriotipos.
Pelo referido estamos perante um filme funcional, que nunca e complexo o suficiente para ser um filme intenso sobre a questao, sendo mais um filme thriller policial ou proximo disso, de qualidade mediana, que consegue ter a intensidade moderada mas que foge dos melhores filmes semelhantes sem nunca contudo perder o seu objectivo claro.
Como lado pior do filme a sua conclusao extremamente pouco organizada deixando persongens para segundo plano, nao se compreendendo o efeito da decisao final, o que torna o filme na sua mensagem um bocadinho mais ambiguo e que danifica em parte a imagem final que fica do filme em si.
A historia fala de uma agente inflitrada por parte de uma empresa de serviços de inteligencia que acaba por se integrar numa organizaçao de nome O Este de terrorismo ambiental de forma a tentar desvendar a identidade de cada um dos seus colaboradores.
O argumento e acima de tudo simples e directo, nao entra e parece nos bem nas questoes mais complexas mas por outro lado no guiao do filme falta uma pitada de arrojo ja que  filme parece demasiado formatado em personagens desde o inicio, mas o lado mais negro vai para a sua conclusao.
Em termos de realizaçao nao temos um filme com muito primor neste particular, e mais um filme realizado por um tarefeiro pouco interessado em dotar o filme de algo mais do que contar uma historia e de dar alguma intensidade ainda que pouca a algumas sequenicas.
O cast liderado por uma total desconhecida nao tem na sua protagonista uma escolha feliz por algum falta de carisma que a faz perder muitas das sequencias para os seus colegas de reparto principalmente Page, numa fase pior da sua carreira, obviamente Clarkson num papel mais suave e Saarsgard em acendencia no filme e na carreira.

O melhor - A vertente ecologica e politica moderada do filme.

O pior - A conclusao


Avaliação - C+

No comments: