Sunday, September 22, 2013

Disconnect

Se existe tema actual no mundo do crime e da investigação policial o mesmo é o Cyber crime uma face do ilicito sem cara a distancia que se encontra em expansao. Por isso sempre foi estranho  que nos ultimos anos ninguem desse a atençao na setima arte que um tema tao rico poderia dar. Este ano, com um bom elenco mas com pouca celeuma saiu este filme de multiplas historias, pouco visto nos EUA onde apenas estreou em cinemas escolhidos o certo e que criticamente conseguiu algumma aprovação insuficiente contudo para o tirar de algum anonimato.
Sobre o filme podemos dizer que é um bom filme que a forma que adopta de querer repartir em segmentos diferentes com ligaçoes tenues nos parece interessante pois permite abordar um maior numero de casos distintos sempre com o crime informatico por trás. Por um lado este ponto permite ser um sumario daquilo que este assunto pode dar embora nos parece que deixa sempre a analise de cada um dos pontos um pouco pela rama.
Mesmo assim parece-nos um excelente inicio para a abordagem de um tema interessante com este, que isoladamente poderá ser o principio para outros filmes com maior dimensao, funcionando um pouco como a revisao bibliografica para o que possa ser registado posteriormente.
No filme em si, existe historias mais bem abordadas que outras principalmente a questao do phishinng o jornalismo, pior mesmo a questao da divulgaçao de fotografias que entra em algum esteriotipo exagerado na forma como a liga a alguma culpabilidade parental. Mesmo assim um filme que pela sua qualidade e actualidade merecia mais destaque visibilidade ainda para mais num ano ate ao momento frouxo, onde os poucos filmes com qualidade mereciam maior destaque.
A historia fala de diversos segmentos onde se encontra bem vicada a existencia dos perigos da utilizaçao da internet bem como as formas de crime anexadas a esta utilizaçao que pode conduzir a perigos iminentes para todos.
O argumento e interessante bem montado na sua estrategia de diversas historias paralelas nao tendo a obsessao de as unir, mesmo que estas acabem por o fazer, esse ponto acaba por ser o menos interessante ja que o relevo vai mesmo para os alertas que o filme consegue dar.
A realização mesmo sem ter muita obsessao por primor artistico e funcional, na forma principalmente com que consegue dar interatividade a conversaçoes online, a forma como consegue reunir em seu torno uma boa banda sonora.
O cast riquissimo tem em Andrea e Bateman os seus maiores destaques a primeira porque domina o filme na persoangem mais bem trabalhada e Bateman por se diferenciar do seu estilo habitual demonstrado maior conteudo a um actor por vezes reduzido ao ponto comico. Todos os restantes dao o perfeito suporte ao filme.

O melhor - A actualidade dos temas

O pior - Algum esteriotipo na crise juvenil

Avaliação - B

No comments: