Sunday, September 29, 2013

Crystal Fairy

Sundance é um festival de inicio de ano onde algumas figuras conhecidas do grande publico comparecem num cinema dito exprimental, ao leme de novos autores, criadores e realizadores. Um dos filmes que acabou por ter lançamento este ano foi este pequeno filme onde figura Cera, actor conhecido entre outros filmes pelo magnifico Juno. Este filme contudo pese embora a recepção em Sundance tenho sido aceitavel não conseguiu o caminho do sucesso que outros filmes ao longo do ano conseguiram depois de estarem no festival.
Sobre o filme podemos dizer que pese embora Sundance nos tenha trazido pequenas obras primas da 7 arte, e um cinema que na sua essencia debruça-se sobre alguma tematica em excesso como drogas e grupo de jovens a procura de um sentido. Aqui temos as duas mas principalmente a segunda. Contudo o filme adopta desde inicio e nas suas personagens uma forma de tal maneira ezquizoide que nunca consegue se aproximar de publico algum. Rapidamente se percebe que o filme tenta ir para uma dimensao paralela e ganhar pela diferença do que propriamente pela qualidade e ai e facil um filme falhar.
O principal defeito do filme, mais que a forma de road trip entre colegas e mesma a forma como o filme apaga quase todas as persoangens para nos central no casal principal, pena e que nenhum tenha grande coisa a dar o filme do que estranheza e a sensação de que a ideia mais não é do que  um desvaneio criativo pouco fundamentado de mais um projecto de autor de cinema.
No fim saimos com a ideia que uma expriencia estranha, na maior parte do tempo sem sentido e pouco interessante que resulta num filme quase sempre estranho que funciona como uma tablet de chocolate sem açucar que rapidamente queremos abandonar, com o aparecimento de um cinema de risco, alguns sao os titulos que nos encantam e colocam o cinema noutro patamar, mas mais ainda sao filmes que nao passam de tentativas falhadas de algo que nao percebemos bem.
A historia e um grupo de amigos que se une numa viagem pela america do sul de carro de forma a conseguirem encontrar um cato e fazer uma sopa de cato, que os pode levar para outra dimensao do consumo estupfaciente.
O argumento e como acima percebemos extremamente redutor, não ganha força nas personagens nem parece o querer fazer, os argumentos sao circundantes e acaba por ser o ponto que o filme mais perde, ja que num filme com poucos meios um argumento de baixa qualidade acaba por nao ser um ponto de inicio para nada.
A realizaçao e simples e tipica de um cinema independente, na tem nunca qualquer tipo de invação e acaba por se juntar a si uma banda sonora extremamente cansativa, numa especie de filme solto.
O cast pouco interessante Cera e um objecto estranho num cinema que tem que o integrar desta forma se no inicio acabava por ganhar pontos com este estilo, com o passar do tempo torna-se cansativo e mais que isso sem grande sentido, neste filme e apenas mais um ponto sem grande sentido.

O melhor - Arriscar.

O pior - A falta de sentido global do filme

Avaliação - D

No comments: