Saturday, September 07, 2013

Still Mine

Existe uma serie de titulos de um cinema que se centraliza fora dos EUA, com alguns actores minimamente conhecidos que abordam temas menos vistosos de um ponto de vista comercial, com historias de vida interessantes muitas vezes relacionada com historias reais. O ano passado na Canada foi efectuado este pequeno filme sobre a força da terceira idade e acima de tudo do amor. Os resultados foram positivos em todos os pontos o filme conseguiu finalmente este ano ser lançado no mercado americano, selecionado, e conseguiu resultados de bilheteira curtos mas relativamente as expectativas visiveis e criticamente conseguiu avaliações acima de tudo positivas, num ano onde a maior parte dos filmes nao consegue se gabar do mesmo triunfo.
Sobre o filme desde logo o que pode ser assumido, é que mesmo sendo assumidamente um filme pequeno, de historias reais sem grande primor tecnico ou mesmo artistico e um filme com muito coração, simbolico e consegue toda a intensidade na formula que usa na relação central, quer na intensidade da mesma quer na longevidade dando a estes todos os aspectos essenciais do amor, quer do lado positivo quer do lado negativo e acaba por residir neste ponto a maior força de um filme com muito mais coração do que com razão mas a opçao e totalmente a melhor.
Depois alguns dos defeitos dos filmes que se baseiam em factos reais e se tornam demasiado partidarios, e aqui o filme cai tambem em alguns destes erros, num clara adaptaçao ao cinema para funcionar melhor, num filme que claramente teria pouca força comercial, pensamos que este ponto e desnecessario e que poderia ser trabalhado e acima de tudo abordado com outra
MAs no final temos um filme competente que da à luz uma historia de força intensidade, um simbolismo de um grande amor, com a atenção merecida, mesmo que em si não seja uma biografia de grandes feitos é acima de tudo um filme sobre o coração e a sua força, e isso e sempre importante, mesmo em filmes declaradamente pequenos como este.
A historia fala de um casal de idosos, em que o elementos feminino sofre de Alzheimer, com o progredir da doença surge a necessidade de outras comudidades o que conduz a uma contrução de uma nova casa que conduz a uma disputa legal pela falta de procedimentos na mesma.
O argumento no conflito central pode por vezes ser demasiado vago, mas a forma como ele descreve o amor do casal principal principalmente nos seus dialogos e interações e a força viva do filme e é o impulsionador de um argumento não de nivel excelente mas que funciona.
A realização peca por ser repetitiva e algo simples, os planos parecem por vezes demasiado repetidos e sem qualquer tipo de aprumo tecnico, muitas vezes e o problema de filmes pequenos, mas nem sempre justificado pelos poucos valores investidos.
SObre o cast o filme e totalmente carregado por Cromwell um actor conhecido do grande publico, que apareceu tarde nunca tendo espaço para o seu real valor, tem aqui a sua grande intepretação em todos os sentidos, que merece alguma atençao pelo menos ate ao momento, de um actor que sempre mereceu mais olhares do que aquele que teve. De resto um nivel que sustenta a grande interpretação do filme

O melhor - A ode ao amor quase eterno

O pior - A realização

Avaliação - B-

No comments: