Tuesday, June 25, 2013

World War Z

Quando foi lançado o projecto poucos esperavam que a adaptaçao de um livro tao proprio e complicado poderia dar um filme encabeçado no elenco pela super estrela brad Pitt, pois bem o certo e que sim, e mais que isso na realização veio um realizador conhecido pelas suas ultimas prestaçoes nos novos Bond. O resultado foi positivo comercialmente o filme passou com avaliaçoes na maior parte do tempo positivas, e em termos comerciais as coisas tambem foram positivas para o mesmo filme.
Sobre o filme podemos dizer que World War Z e um filme intenso filmado de uma forma para ser megalomano e consegue o ser pela intensidade força e mais alguns aspectos das imagens fortes que o filme nos fornece. Contudo narrativamente cai numa repetiçao constante que se torna cansativa, ja que o perimotro narrativo do filme e extremamente curto para aquilo que o filme tenta dar, sendo repetitivo so mudando de localiazação tornando-o obviamente num filme claramente menor.
O grande problema do filme é que não evolui rapidamente estamos no epicentro do filme e sentimos que o filme ja deu tudo o que tinha para dar e que esperariamos apenas pela forma como ele se podia concluir, e neste peritmetro parece que a resoluçao nem sempre foi do mais original possivel, achando mesmo que a forma como o filme termina em si proprio acaba por ser extremamente redutora para um filme que e um blockbuster de verao.
Ou seja um filme com muitos meios, muita intensidade nem sempre prodigo em desenvolvimento normativo, facil de ver, nem sempre facil de aperciar, daqueles filmes que rapidamente sabemos como iria começar, e facilmente conseguimos desvendar como o mesmo vai acabar.
A historia fala de um pai de familia que em nome da tentativa de resoluçao de uma epidemia que transforma pessoas em zombies ve-se obrigado a abandonar a sua familia para ir atras da resoluçao ou cura da epidemia que declara-se a evoluir para todo o lado e mais algum.
O argumento e redutor pouco trabalhado em dialogos e principalmente em personagens nao tem em si nenhum ponto de particular interesse, tem acção potencializa este ponto do filme mas de resto parece perdido no seu desenvolvimento.
A realizaçao e conseguda Foster da a intensidade e dimensao necessaria a um filme de grande produçao e intenso e esteticamente interessante e da dimensao e epidemia, num realizador contudo que funciona melhor em filmes criticos do que filmes para multidoes.
O cast pobre Pitt nao tem a simpatia para ser heroi de acção, e isso ja se tinha notado noutros filmes aqui tem um actor que se perde num filme que se nota nao ter nada a ver consigo, numa fase da carreira longe do brilhantismo que ja teve, e que tenta recuperar em termos de secundarios quase nada de relevante.

O melhor - Os Zombies e a sua dimensao

O pior - A falta de linhas adjacentes narrativas

Avaliação - C

No comments: