Sunday, June 09, 2013

Wish You Were Here

O cinema australiano nos ultimos dez anos ganhou um espaço muito proprio lançando alguns dos titulos independentes mais glorificados dos ultimos anos, principalmente quando neles participam figuras de uma segunda linha de hollywood. Mas nem sempre assim resulta, em 2012, surgiu este filme que criticamente nao foi alem de uma mediania relativamente positiva mas sem a força de outros filmes do mesmo cinema, e comercialmente so agora estreia em hollywood pese embora tenha no seu elenco dois dos actores da moda como Palmer e Edergton.
Sobre o filme podemos dizer que estamos num contexto cultural interessante ou seja um drama intenso que tem a sua maior força na forma facil com que com realismo nos da um plano muito interessante de um turismo cada vez mais em voga como e o caso de Cambodja. O filme tem a actualidade de nos fazer lembrar que as ferias tem continuaçao nas suas consequencias e ai o filme tem um tema interessado muitas vezes pouco explorado mas que neste filme atinge o ponto. E se isto resulta o filme perde chama nas sequencias pos ferias, grande parte destas, ficamos sempre ligados ao que se passou la, e desinteresse pelos conflitos que surgem depois. E um filme que tem como mais valia lançar o suspense ate ao fim permitindo que o espectador hipotize bastante durante toda a duraçao do filme.
Ou seja um filme interessante com uma nivel forte nem sempre escrito da melhor forma por vezes os saltos temporais parecem descessarios e em nadavaloriza aquilo que o filme realmente tem para nos dar. Nao podemos dizer que e concluido da forma mais creativa e original, mas nunca nos parece que assim vai ser, ja que conseguimos perceber algumas limitaçoes de argumento mas que o filme acaba por ter noçao delas e lidar com elas de uma forma funcional.
Ou seja mesmo sendo um filme australiano a tradiçao parece-nos mais proxima de um cinema independente norte americano, de facil observaçao e muitas vezes interessante, nem sempre um filme marcante mas poucos poderão dizer que e um filme mal executado.
A historia fala de dois casais que depois das ferias do Cambodja regressam três com um terceiro elemento desaparecido depois de uma festa, ai percebemos que os acontecimentos dessa festa acbaram por condicionar a vida de cada um principalmente na tentativa de perceber os motivos do desaparecimento.
O argumento é interessante principalmente na formula de esconder as razões de quase tudo e apenas demonstrando consoante a necessidade prende melhor o espectador que acaba por ficar mais ligado ao filme, mesmo que este nem sempre seja prodigo em grandes personagens ou mesmo dialogos.
Para um realizador em inicio de carreira filmar o Cambodja com tanto realismo e uma mais valia mesmo que nao seja um objecto de arte o realismo dessas sequencias sao notaveis no restante do filme num plano claramente inferior mas parece-nos ser um realizador a seguir para inicio de trabalho podemos dizer que passa.
SObre o cast o filme tem todo o peso intepretativo na dinamica entre Felicity PRice, tambem argumentista do filme e Edergton, o actor que cada vez mais tem o seu espaço tem um filme sempre ascendente na sua intepretaçao, nao tem uma presença imponente nos filmes mas nos melhores momentos aparece, parece tambem que falta algum carisma, Price tem o filme nas maos e domina a persnagem nao fosse ela a criadora, por fim Palmer num papel menos comercial e onde mostra ligeiramente mais do que nos outros filmes.

O melhor - O desvendar do filme em si.

O pior - O filme nunca consegue sair do Cambodja.

Avaliação - C+

No comments: