Monday, June 10, 2013

Fast & Furious 6

Quando há doze anos um pequeno filme de acção sobre carros tornou-se um grande sucesso de cinema comercial, pouco pensavam que 12 anos depois ao 6 filme o sucesso seria bem maior do que na altura o primeiro acabou por ser. E nisto podemos dizer que a mudança surgiu no estilo no 4 filme, quando deixou de ser um filme de carros para ser um filme de acção e de equipa, lançou alicercer no quarto, conquistou no quinto e confirma aqui no sexto. Que a semelhança do quinto conseguiu reunir um bom resultado critico e comercial, coisas que poucos sonhavam principalmente com base nos primeiros tres filmes da saga.
É notoria a mudança de estilo e o facto do caminho actualmente seguido coloca de lado os carros e neons para ser um filme sobre personagens e as suas ligaçoes enquanto equipa, isto resultou no 5 capitulo e a formula e basicamente a mesma muda-se o local, desta vez Londres é o epicentro do filme com passagens por Moscovo e Espanha e adiciona-se a personagem que faltava, Litty e aqui temos um filme muito parecido ao 5º a verdadeira ruptura do filme com o passado e o crescimento da saga aqui achamos que perde ainda um pouquinho por que nao consegue evoluir e bem mais basico do que o antecessor, mas ao mesmo tempo aponta mais para o aspecto emocional e de acçao do filme.
Assim na avaliação podemos dizer que em todos os aspectos e um filme muito menos forte do que o seu antecessor, quer em termos de narrativo ou mesmo na forma como permite a ligaçao e a quimica entre as personagens aqui é mais directo mais acçao e ao mesmo tempo mais musculo e carros e menos cabeça, provavelmente desilude em ponta aqueles que como eu gostaram e ficaram surpreendidos com o quinto capitulo mas ainda longe da basicidade dos primeiros dois capitulos.
OU seja uma saga em maturaçao e que o futuro certamente dira como ira evoluir o facto dos seus actores nao terem ganho muita dimensao e terem regressado a este ponto de abrigo permite a permanencia dos memsos nos seus papeis e isto e sempre fundamental para a forma como o filme funciona principalmente ao lado dos seus adeptos mais fieis.
A historia a equipa vai agora ser chamada a ajudar as forças americanas ja que necessitam de capturar um terrorista com uma organizaçao bem parecida como a dos protagonistas do filme com a diferença que entre eles está Letty que todos, espectadores incluidos pensavam que estava morta.
O argumento nao traz realmente nada de novo as personagens e a base e a mesma principalmente a do 5º filme, com menos maturaçao e complexidade narrativa a recuperação de Letty e preguiçosa e parece um atalho narrativo de principiante mais condizente com o inicio da saga, nao podemos dizer que este argumento tenha algo de muito vantajoso a saga.
Lin desde que pegou na sua vertente em Toquio deu um ar de cinema oriental a saga que demorou dois filmes a ganhar um estilo proprio quem ja tinha aperciado o seu Tokio Drift ja podia ter alguma sensaçao positiva do que poderia fazer com a saga ja que aposta mais do que nos carros na envolvencia em filmes de acçao puro considerando os carros como o acrescimo e nao como protagonistas.
O cast nada de novo todos voltam aos seus papeis, feitos e crescidos por si sem motivos para falhas ja que o filme tambem nao permite ou coloca em risco este ponto.

O melhor - Ser mais proximo do 5º filme.

O pior - Estar longe deste.

Avaliação - C

No comments: