Thursday, September 27, 2012

To Rome with Love

Pois bem, depois de anos a filmar Nova Iorque, Allen dirigiu-se para diversas cidades europeias de forma a com a sua maneira propria de realizar fazer homenagem às mais diversas diferenças entre as mesmas. Depois do sucesso em meia noite em Paris, Allen dirigiu-se para Roma, na sua formula mais comum de diversas historias pouco ou nada ligadas e com o seu humor mais tradicional. O resultado foi brando quando comparado com outros seus filmes, desde logo em termos criticos onde não passou da mediania, mas acima de tudo em termos comerciais onde apenas nos ultimos momentos conseguiu uma disatribuição wide, pese embora este facto, o resultado acabou por ser um pouco menos do que satsfatorio.
sobre o filme podemos dizer que pese embora nao tenha a densidade ou a profundidade que o autor aborda em historias unicas, o certo e que o filme contrapoem e bem isto com bons momentos, muitas vezes bem trabalhados e originais que servem não so para o filme ficar mais ligeiro, mas acima de tudo acaba ao mesmo tempo por ter uma capacidade natural de trazer mais mensagens, mesmo que estas por vezes não tenham a dimensão que se espera sempre de um filme de Allen,
A maior virtude do filme e o bilhete postal de roma a forma como as personagens se movimentam pela cidade não só é o mais funcional do filme como o que qacaba por ser mais estetico para toda o filme. Depois como todas as historias paralelas existe segmentos que funcionam melhores uns que outros. No lado melhor a parodia e satira interpretada por Begnini, como o lado mais frouxo a descoberta da cidade no trexo onde esta presente Cruz.
O filme fala sobre diversas historias, todas elas relacionadas com amor e atracção, contextualizadas por uma bela Roma que aos poucos vai sendo conhecida pelas suas personagens e desvendada aos espectadores.
O argumento traz-nos um Allen mais tradicional mais fragmentado narrativamente, tipo em que Allen se movimenta mais vezes mas que ultimamente o tem afastado mais do sucesso. A historias, ou o conjunto de historias, funciona nao so em termos comicos e satiricis, onde o guiao e ferramenta essencial, mas acima de tudo em termos decoincidencia aspecto todo ele bem articulado ao longo do filme.~
A realização é pacifica, não se dfenota a força estetica que Allen por exemplo consegue com Nova iorque ou mesmo em Match Point com Londres mas tra partido da cidade de uma forma eficaz.
O cast tem o ponto negativo de ter Allen como protagonista, facto que normalmente condiciona o sucesso dos mesmos, sempre maior quando o autor fica apenas de um dos lasdos da camaras, depois o tipico Eisenberg, como lado mais positivo a extroversao de Cruz que brilha mesmo no segmento mais fraco do filme.

o melhor - suave roma.

o pior - a falta de profundidade da maior parte das historias.

Avaliação - B-

No comments: