Sunday, September 16, 2012

The Possession

É incontavel o numero de filmes que tratam sobre a tomada de corpos por espiritos malignos principalmente em crianças, mas e mais ainda inacreditavel o numero de filmes com a mesma tematica que ano apos ano continuam a se tornar um sucesso quase sem precedentes em Hollywood. Pois bem este ano, mais um filme mais um sucesso comercial, principalmente por conseguir liderar duas semanas o box office americano, mesmo que isso nao seja uma explosao comercial. Em termos criticos por sua vez as coisas foram mais complicadas talvez pelo excesso e saturaçao com filmes semelhantes.
Os filmes sobre espiritos e exorcismos se forem bem pensados e bem realizados nao necessitam de muito mais para assustarem e assim cumprir o seu objectivo maximo. E nesse ponto podemos dizer que esse filme cumpre, contudo em tudo o resto parece-nos chegar a falta de ideias que muitas vezes generos em Hollywood acabar por atravessar. Ou seja a impressao de ja virmos filmes como estes, e mesmo com o mesmo guiao e obvia, onde pouco ou nada e colocado de novo, e onde o unico aspecto que muda e o aspecto sinistro do portador do demonio.
Ou seja temos mais um filme igual a tantos outros, onde nem a abordagem demonstra creatividade ou orginalidade temos uma abordagem obvia a um filme que nem tao obvio acaba por ser pelo facto de a determinada altura ninguem se importar com o mesmo nem tao pouco com o seu desenvolvimeno narrativo.
E daqueles filmes que rapidamente vao ser diluidos na nossa memoria num pacote que integra outros, ou seja daqueles filmes onde vamos ter a sensaçao que ja vimos, que vamos conseguir demonstrar como este se desenvolve mas no fim pouco ou nada recordamos.
A historia fala de uma menor que vive entre o pai e a mae depois do divorcio destes, na casa do pai compra uma caixa ao qual se liga, contudo esta tem no seu interior um espirito maligno que vai tomar conta do seu comportamento e conduzir ao caos na vida de todos que a rodeiam.
O argumento deve ter sido em termos de terror a forma mais utilizada onde apenas pequenos pormenores sao alterados mas na essencia o filme e sempre semelhante apenas mudando o contexto. Por isso em arte deve se penalizar a analise a obras repetitivas, onde nem as personagens nem a sua evoluçao trazem nada de realmente novo.
A realizaçao e escura, funcional, mas longe de ser espetacular, normalmente acaba por se tornar perdida com a falta de luz, e mesmo a caracterizaçao tambem importante para o impacto do filme, peca por algum exagero. Num realizador agora a entrar em Hollywood no terror muitas arestas a limar.
O cast sem propriamente figuras de proa, parece-nos competente na sua maior protagonista, com força e disponibilidade fisica a pequena Natasha Calis tem um filme que a pode conduzri bem na carreira, contudo os seus progenitores no filme estarao mais na fase de nao desaparecerem do que propriamente de recuperarem novo folego, e nao sera com filmes destes que o vao conseguir.

O melhor - Acaba sempre por funcionar como terror.

O pior  Mas funciona em quase mais nada

Avaliação - D+

No comments: