Wednesday, September 19, 2012

ParaNorman

Se existia um aspecto que poucos ou quase ninguem acreditava acontecer tão cedo era observar uma produtora de pequenos recursos habituada a fazer grandes filmes a produzir um filme de animação. Contudo com este enigmatico ParaNorman isto acabou por acontecer se bem que o sucesso comercial do filme ficou a luz do que as grandes produtoras como a Pixar ou Dreamworks conseguem em termos comerciais os resultados foram bem mais positivos, parecendo capaz de ombrear numa primeira analise pelas noemaçoes ao oscar de melhor animaçao que nao deixaria de ser uma entrada de luxo para a produtora.
À primeira analise existe um vector que desde logo condiciona o filme, ou seja o seu nivel produtivo e da evolução efectuada acaba por se tornar notoriamente diferenciador pela negativa relativamente aos filmes de animaçao anteriormente lançados ou seja o seu estado de evolução não deixa de estar longe daquilo que já é passivel de efectuar.
Mesmo assim tambem a historia em si de luta e desluta com Zombies esta longe de ser transversal em todas as idades ou mesmo capaz de fazer surgir uma riqueza ideologica que em outros filmes de animação acaba por existir e que é muitas vezes a riqueza dos proprios filmes. Mesmo assim e pese embora não entre na histeria das avaliações efectuadas pela critica o filme, tem bons momentos principalmente na introdução humoristica do filme com sequencias bem pensadas num humor familiar e imprevisivel mas que resulta.
Outro ponto interessante é alguns twists ou truques do guiao, nao muito habituais em filmes de animaçao mas que acabam por tornar o filme mais original e mais surpreendente, numa narrativa ja de si com muitos ingredientes neste sentido.
Ou seja estamos perante um exercicio com alguma diferenciaçao narrativa, com um humor proprio, mas a falta de charme da ideia ao qual se une uma produçao nem sempre de primeira linha condicionam o impacto de uma obra num genero cada vez mais explorado e ao mesmo tempo mais exigente.
A historia fala de um pequeno Norman, que tem a particularidade de contactar com pessoas mortas, apos o lançamento de uma maldição e com o seu poder vai ter de lutar para manter a sua cidade viva de um ataque de Zombies.
O argumento e linear, nem sempre adulto, mas tem bastante força no esteriotipo das personagens que funciona bem em termos humoristicos mas o tema de base penso que condiciona a forma como o filme funciona, e uma ideia gasta pese embora uma abordagem diferente.
A produçao e claramente o parente pobre do filme, imagens rectilineas fora da actualidade, e mesmo podendo fucnionar como estilo, nao tem a diferença para o fazer, ou seja uma produçao de baixo custo que condiciona o alcance do filme.
Em termos de vozes pouco a registiar, funcionam mas nao deslumbram, um positivo sem destinção

O melhor - O Humor utilizado

O pior - O tema nao e actual

Avaliação - C+

No comments: