Thursday, December 01, 2011

Rampart


Starring: Woody Harrelson, Robin Wright, Sigourney Weaver, Ice Cube , Ned Beatty
Directed by: Oren Moverman

O ano passado quando começaram a surgir os nomeados para os oscares houve um que se perfilou desde inicio como um natural nomeado no caso concreto Harrelson no seu papel militar em The Messenger, um ano volvido e com a mesma equipa o curioso actor assume desta vez o protagonismo num drama sobre a vida de um policia que pensa estar acima da lei. Os resultados ate ao momento ainda nao sao perceptiveis pese embora as criticas positivas ainda nao se sabe se o filme tera a força suficiente para levar o actor a nomeaçao para melhor actor principal, e em termos comerciais nao e terreno para este filme.
Rampar e um filme Noir um filme de persoangem quase entramos em todos parametros da vida de um policia perto do limite, onde a linha de separação e muita vez separada, podemos questionar o valor integral do filme mas a actualidade do tema esta sempre presente na dimensao psicologica de um policia. Falta algum ritmo ao filme, sempre balançada por uma postura algo intimista do actor que aos poucos vai soltando o seu personagem e dando mais força a um filme quase sempre algo paralisado, mesmo que em termos de momentos e conflitos consiga criar bem aquilo que tem como proposto.
Nao e um filme de primeira linha e a pouca ambiçao comercial no filme esta patente na sua forma de ser feito pouco dinamico nem sempre com a melhor opçao de realização e daqueles filmes que vale acima de tudo pela interpretaçao e cria o contexto necessario para a sua valorização.
O filme fala de um policia violento que se ve com um processo disciplinar depois das camaras captarem- no a espancar um individuo que antes o tentou matar, a partir dai o filme fala da decadencia do personagem nao so em termos profissionais mas tambem em termos pessoais.
O argumento a partir da historia do escritor de L A confidential volta a tocar no mesmo tempo contudo num periodo temporal mais proximo, a personagem encontra se bem montada e complexa mas tudo o resto parece demasiado passivo para o filme.
Em termos de realizaçao o habito de nao sair do indie de determinados realizadores acaba por ser algo que joga contra eles, e neste casa mais uma vez o filme merecia um melhor produçao e uma realizaçao mais sobria.
Em termos de cast Harrelson tem um bom papel, que num ano menos forte lhe pode valer uma noemaçao, contudo nao e um papel de outro mundo, mas acima de tudo competente de um actor tambem ele competente que merece mais atençao em termos de secundarios bom nivel sem deslumbrar.

O melhor - A actualidade do tema

O pior - Alguma falta de ritmo ao longo de todo o filme

Avaliação - C+

No comments: