Sunday, December 18, 2011

New Year's Eve


Existe muitos filmes sobre o natal e verdade, mas existe uma epoca do ano que nunca foi muito explorada em termos de filmes, e enquadrada na mesma epoca festiva que e a passagem de ano. Pois bem este ano e enquadrado no sucesso que ano passado foi o dia dos namorados em vertente multi historia sai quase a sua sequela com personagens diferentes mas o mesmo realizador. O resultado comercial foi bem distinto talvez porque a epoca de lançamento seja mais exigente, e embora ainda esteja numa avaliação precoce e importante salientar que ate ao momento os resultados do filme sao modestos, bem como a sua carreira critica embora esta fosse mais previsivel ja que a sua base, tambem no filme anterior nao tinha sido muito bem recebida.
A formula ja foi por diversas vezes utilizadas e é directa, ou seja diversas personagens algumas interligadas outras nem por isso, com conflitos emergentes na sua vida, a maior parte dos quais amorosos, aproximam se da passagem de ano com o objectivo de resolverem estes mesmos problemas e o filme segue-os durante um dia de passagem de ano mas que no filme ira ser uma passagem bem maior. O problema dos filmes com diversas historias e que ou as persoangens agarram de inicio o espectador ou o filme nunca adquire a intensidade para atingir qualquer tipo de patamar e o problema e que Marshall so se interessa quase em excluisivo pelo interesse amoroso das personagens nao dando tempo para qualquer outro tipo de ponte de interesse, e mesmo este nunca consegue chegar ao patamar que o filme necessita.
Enfim o filme acaba por ser apenas uma passadeira de estrelas num filme onde as mesmas estao conjugadas ate a exaustao, sem força e quase sempre sem intensidade o que torna o filme num autentuico desaproveitamente de tudo que se encontra a sua volta, nenhuma das historias e forte, nunhuma e fascinante, tudo sabe a muito pouco para um filme, que teria que ter em si mais força e vivacidade e que nunca consegue ser um objecto cinzento de historias de amor de personagens que rapidamente desaparecem do nosso pensamento para nao mais regressar.
O argumento do filme mais que confuso e recheado de pequenas historias em toda a linha, quer em acontecimentos quer em qualidade de personagens e dialogos, parece mesmo so pontecializar formas para relativizar o amor, e isso e muito pouco para um filme com um cast tao forte.
A realizaçao e o ponto mais estetico do filme ao contextualizar o filme em Times Square numa passagem de ano a qualidade de imagem e estetica esta desde logo criada para ser um filme de imagens fortes, contudo dificilmente este ponto tem acompanhamento dos restantes.
Em termos de cast, pouco ou nada a dizer, muita parra e muito pouca uva, independentemente da qualdade dos protagonistas o filme nao da espaço nem tempo para nenhum deles sequer ficar na retina.

O melhor - Times Square

O pior - Um conjunto de ideias pouco evoluidas para um filme ainda pior.

Avaliação - D+

No comments: