Wednesday, November 30, 2011

Warrior


Starring: Tom Hardy, Joel Edgerton, Nick Nolte, Jennifer Morrison
Directed by: Gavin O'Connor

Quando ainda falta um ano para o lançamento do novo capitulo de Batman, existiu um lançamento este ano que serviu como aperitivo para aquilo que poderemos vir a encontrar no seu novo vilao Bane, concretamente na capacidade de Tom hardy se fazer utilizar a sua força fisica, se bem que num contexto diferente. Este filme sobre luta teve resultados diferentes analisando os diferentes pontos de vista, se em termos criticos o filme ate teve boas avaliações, embora sem força para o lançar nas corridas aos galardoes, em termos comerciais demonstrou que neste momento Hardy ainda nao tem força para assumir ele um filme,
Warrior é mais que um filme de luta um filme sobre familia pela moral que tem em todas as suas personagens sendo a luta o escape para outros problemas bem mais graves, contudo pese embora seja um filme capaz na forma como transmite o ressentimento das pessoas por outro lado o contexto da luta e o sucesso no mesmo dos protagonistas e demasiado novelistico e exagerado, principalmente no irrealismo de toda a situação. Neste ponto o filme perde alguma maturidade em favor de um registo mais emotivo, proximo do espectador e acima de tudo com uma visao mais comercial e de estudio.
Mesmo assim o filme tem bons momentos nao so nos dialogos entre os protagonistas, onde o ressentimento e a magoa esta bem caracterizados, mas tambem nas sequencias de luta bem realizadas, sem grande componente estetica, e daqueles filmes contudo que parece sempre deixar algumas pontas soltas sendo em determinados momentos mais emocional do que racional.
Nao e o melhor filme de luta, nem tao pouco no contexto de luta, e um filme simples, emocional, objectivo, tem virtudes, mas que nem sempre disfarça as falhas.
A historia fala de dois irmaos distintos que acabam por ter de participar num torneio de luta de forma a tentar sobreviver, aqui defrontam-se formas de vida diferentes e um passado comum.
O argumento tem algumas virtudes como alguns dialogos emocionalmente bem trabalhados, alguns pontos dicotomicos como a forma algo romantica de construçao das personagens e algumas falhas nas pontas soltas de um guiao nao muito complexo.
A realizaçao tb nao e brilhante, tem bons momentos na crueza das sequencias de luta pese embora as mesmas podessem ser melhor trabalhadas mas a tentativa do filme noir faz perder esta possibilidade.
Em termos de cast, observamos um Hardy a procura da melhor forma que nada abre o jogo para o seu Bane uma personagem demasiado silenciosa e pouco posta a prova, ao contrario de Nolte que deve ter um dos melhores papeis secundarios do ano, merecendo distinçao ou quem sabe nomeaçar. Edgerton e o parente pobre do filme, nunca tem a força e carisma que a sua personagem precisa.

O melhor - O excelente Nolte

O pior - Algumas pontas soltas no guião.

Avaliação - B-

No comments: