Saturday, December 17, 2011

Beginners


Starring: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent
Directed by: Mike Mills


Existem filmes do ano passado realizados e produzidos em inglaterra cujo o seu verdadeiro impacto mediatico so pode ser calculado no ano seguinte quando estreado nos EUA da america. Pois bem este pequeno filme sobre diversas formas do amor, ou de descobrir o amor e mais um destes paradoxos, chegando ao final do ano como um dos filmes com grandes hipoteses de estar presente nos oscares principalmente no premio de melhor actor secundario para Plummer o que seria no segundo ano consecutivo. Este filme diferente do tradicionalismo ingles conseguiu recolher criticas positivas que o perfilaram para estes premios contudo em termos comerciais simplesmente quase nao existiu.
Beginners e mais que um filme sobre o amor um espaço para pensar o que e o amor na forma como as personagens interagem entre si, contudo inicialmente o filme e diferente e consegue cativar o espectador nas suas introduçoes ao ser a experiencia da entrada na mente e na forma de pensar de um unico personagem. Contudo com a entrada em cena da personagem central parece que o filme perde intensidade, poder de risco, e acima de tudo alguma da creatividade bem potenciado nos minutos seguintes,
Na parte final o filme ja se encontra mais parado quase sempre demasiado ligado ao que as personagens tem a dizer umas a outras, nao favorecendo a valorizaçao final a forma como o filme nao consegue a determinados momentos fazer funcionar a forma como a propria historia e montada, mesmo assim temos um filme emocionalmente forte em todos os paralelos, ao mesmo tempo que consegue imprimir para si alguma ligeireza no tema.
A historia fala de um jovem que tem conhecimento aos 75 anos o seu pai lhe decide revelar que e homossexual, observando a luta por este amor, bem como o facto deste descobrir uma doença terminal e o paralelo desta ligaçao quando anos mais tarde tambem ele consegue encontrar o verdadeiro amor.
Em termos de argumento nao temos um filme coeso inicialmente muito interessante, irreverente e creativo, mas que no final parece sempre ser demasiado parado e silencioso, o que perde alguma intensidade das persoangens principalmente do casal protagonista.
Em termos de realizaçao parece que todas as fichas do realizador em termos de capacidade para surpreender o espectador se esgota nos primeiros vinte minutos de filme, depois uma realizaçao mais pausada menos estetica, menos viva.
Em temos de cast, Mcregor encontra se ao seu nivel mais normativo sem grandes rasgos, ao contrario de PLummer que no final da sua carreira em dois anos seguidos consegue papeis fortes e surpeendentes que lhe podem valer duas nomeaçoes seguidas para os oscares e este ano com alguma seriedade ser apontado neste papel diferente, divertido e intenso o oscar que talves ja mereça

O melhor - A ligaçao plummer e a sua homossexualidade

O pior - O filme nao aguentar a força inicial

Avaliação - C+

No comments: