Saturday, December 24, 2011

Arhur Christmas


Todos os anos, existe pelo menos um filme de animação que trás consigo apenas o espirito de Natal, este ano pese embora nao tenha vindo dos grandes estudios, o certo e que surgiu com mais força no tema do que propriamente qualquer um dos seus antecessores. Arthur Christmas pese embora seja um filme ingles e um produçao de hollywood, e os resultados foram positivos, nao so em termos criticos onde na maior parte dos casos foi positivo, mas tambem em termos comerciais onde mesmo nao sendo um filme de grande estudio conseguiu resultados consistentes.
E dificil dizer mal de um filme que numa altura como esta tras bem consigo todo o espirito de natal e acima de tudo antecipa um mes, para os mais pequenos a essencia do que e o pai natal e todo o espirito da epoca que nos tras. Analisando o filme em si estamos perante uma animaçao com alguns pontos positivos desde logo a evoluçao da figura a transformaçao num mito, ou mesmo numa fabrica organizada, e por outro lado tras tambem coraçao de natal na sua personagem principal que tem tanto de inocente como de sentimental.
Pese embora este ponto o filme não e prodigo em emoçao ou mesmo em creactividade a imagem inicial repete-se ao longo do filme, e nao consegue ter consigo um humor muito forte, a nao ser em uma ou outra sequencia com o pai naltal mais velho do cla
E daqueles filmes que vale bem mais pela sua intenção do que propriamente pelo filme em si, ou pela sua narrativa, contudo existe momentos em que o filme acaba por ser prespicaz e trazer consigo convicção de quem quer fazer do natal algo importante.
A historia fala da operaçao do pai natal na noite de natal, e da falta de um presente entregue,a historia do filme e a intensa procura de um dos filhos do pai natal conseguir efectuar esta entrega contra tudo e contra todos com uma ajuda diminuta.
O argumento nao e uma grande vantagem acabando por ser apenas um filme de natal que tem consigo o espirito, nao e um grande argumento nem tras consigo persoonagem creativamente bem desenvolvidas, mas e um filme bem intensionado.
Em termos de realizaçao e produçao nao e um filme espetacularmente bem produzido nem com imagens de primeira linha, mas mesmo assim, e daqueles filmes cujo o espetaculo de natal esta bem presente com luz e qualidade de designe, alguns momentos bem potenciados em 3d.
Por fim o cast de vozes que tras naturalmente o melhor que a lingua inglesa tem, principalmente com Laurie e Broadbent ao seu melhor nivel numa animaçao nunca antes visto.

O melhor - O espirito de natal.

O pior - A historia nao ser nada de novo.

Avaliação - C+

No comments: