Saturday, November 24, 2007

Rescue Dawn




Existe realizadores que conseguem criar um culto a sua volta, mesmo que a maioria das pessoas desconheça quase todas as suas obras, um destes realizadores é Herzog, mais conhecido pelos seus complexos documentarios, volta a debruçar-se sobre um tema que lhe deu alguma da sua notoriedade a sobrevivencia de um piloto americano, e a sua luta titanica nas florestas do vietname, depois de um documentario de sucesso decidiu fazer o seu filme, baseado nas suas descobertas, a expectativa era alguma principalmente porque promeita de novo uma exigencia fisica impressionante ao seu actor, ainda para mais quando estamos a falar de Bale e preciso esperar muito. A nivel critico e apesar de inicialmente nao ter sido recebido entusiasticamente o certo e que com o passar do tempo o filme adquiriu um respeito e um apoio solido por parte da critica mesmo as dificuldades e limitaçoes de distribuiçao tivessem desde logo complicado o trajecto comercial do filme.

Desde logo denota-se que Herzog e um realizador marcadamente de documentarios acima de tudo porque nao adorna o filme, limita o argumento ao estritamente necessario tentando apetrechar ao maximo os pontos centrais do filme, descurando tudo o que seja acessorio, utilizando normalmente um ritmo silencioso quase paisagistico de forma a contextualizar o espectador no filme. O filme e de poucas palavras e muito esforço, talvez um filme dos mais pobres na quantidade de dialogos, mesmo que os que hajam acabem por ser extremamente ricos, mas muito rico nas imagens fisicas que transmitem a força maxima do filme, principalmente na parte da fuga encetada pelas duas personagens centrais.

O filme peca por ser extremamente minimalista, a sua historia baseia-se na captura de um aviador por agricultores vietnamitas e a tentativa destes fugirem pelas florestas do vietnam em busca da subrevivencia, esta simplicidade faz com o filme nao consiga encantar apesar de agradar.

O filme e uma autentica liçao de sobrevivencia e faz disso o grande trunfo o ponto mais interessante do filme e o testar de limite das personagens o constante desafio da condiçao humana que para o espectador parece a certa altura nao ter mesmo limites o que provoca mesmo sensaçoes nauseantes ao espectador, principalmente quando estes comem larvas.

A realização de Herzog e parada, normalmente filme de forma algo claustrofobico algo tao imenso como uma floreste, e nestes segmentos na parte final do filme, insere-se totalmente no filme dando uma envolvencia muito forte ao filme, no restante uma realizaçao pausada calmamente ao serviço do argumento.

O argumento e bem montado coeso, mas algo pobre principalmente nas linhagens e formas narrativas, mesmo assim nos pontos centrais e muito forte, apesar de pouco dialogos estes sao muito bem escritos, apesar de poucas persoagens estas sao na sua maioria complexas e densad.

O cast liderado pelo sempre excelente Christian Bale recebe quase todos os louros do filme, mais do que interpretaçao isto foi um teste aos limites fisicos e psiquicos dos actores, e se Bale ja tinha conjugado este esforço com um show de actuaçao em maquinista volta o a fazer aqui, e assumindo-se como o melhor actor da sua geração. COntudo a surpresa vai totalmente para o ate agora habitue de comedias familiares Steve Zahh com um papel ainda mais exigente fisicamente o actor oferece um dos melhores papeis e revelaçoes dos ultimos tempos, numa personagem com mistica e com força, mesmo na falta dela.Tambem Jeremy Davies se encontra a um nivel muito bom


O melhor - A qualidade das interpretaçoes


O Pior - Demasiado linear na sua historia



Avaliação - B

No comments: