Thursday, November 15, 2007

The Game Plan




De algum tempo para cá a Walt Disney atraves da sua produtora mais familiar a Buena Vista tem apostado em desmistificar o papel de durões do cinema em comedias familiares, cheias de sentimentalismo, e em filmes tipicos de domingo À tarde. O primeiro escolhido foi Vin Diesel, com o seu Pacifier, contudo agora ainda mais longe foram pegando na ex extrela de Hollywood convertida a action man, do Cinema The Rock. Contudo o publico estava mais preparado para esta mudança ja que em Bee Cool, o actor ja dava mostras de poder funcionar bem num registo mais comico, os resultados foram fortes, com uma dinamica de bilheteira forte tipicas deste estudio, embora os criticos não fossem muito a bola com esta comedia com contexto desportivo.

The Game PLan, integra bem o esteriotipo de filme familiar, ou seja e tao pouco ambicioso e curto no seu guião, que torna tudo demasiado obvio e previsivel ate a exaustão.

O filme alias e igual a tantos outros com o mesmo objectivo, a historia e a mesma, as situações sao as mesmas, a moral e a mesma, so muda o contexto embora este tambem nos pareça ja utilizado, o que nos leva a pensar, nao sera esta comedia familiar, um genero a necessitar de chama, de ideias novas. A resposta e obvia. Claro que sim, senao cada vez pagamos bilhetes de cinema para levar os nossos filhos a ver mais do mesmo, contudo e verdade que os filmes continuam a resultar.

The Game Plan, e verdade que tem a ternura de um filme para os mais pequenos, que consegue em algumas dimensoes tornar a figura forte e dura The Rock, paternal embora por vezes algo ridicularizada, mas isso e tudo muito limitado para um filme que procura chegar aos 100 milhoes de dolares de receita, os mais pequenos deveriam exigir algo mais difrente.

O argumento penso que ja foi utilizado diversas vezes e aqui adaptado, alias mesmo a construção das personagens sao as normais, o idiota, o duro, enfim um autentico disco riscado a nivel de contrução de guiao.

A nivel de realização estes filmes tem normalmente um aspecto positivo e que os meios facultados normalmente neste estudio sao de primeira classe o que permite mais arrojo a este nivel, embora nao nos pareça que este filme aproveite estas potencialidades, principalmente nas sequencias desportivas. Contudo o obvio do filme e chegar perto do espectador e isso e minimamente conseguido com esta realizaçao.

Quanto ao cast, surpreende-nos a apariçao de sedgwick, normalmente mais ligadas a filmes dramaticos mais independentes, que tras-nos um papel totalmente ridiculo, e que nos surpreende pela negativa, ja The Rock, como e de conhecimento geral, nao faz das suas qualidades interpretativas, grande quartel dai que nos pareça integrado num filme que pouco exige dele, a nao ser uma vertente comica que dentro das suas inumeras limitações acaba por ter.


O melhor - Alguns gags esporadicos bem comicos


O Pior - A repetiçao constante de um argumento


Avaliação - C-

No comments: