Sunday, November 25, 2007

Eastern Promises




Cronenberg e daqueles realizadores de culto que durante muito tempo todos conheciam, alguns aperciavam mas que a maioria dos seus filmes apesar da polemica instaurada quase nunca conseguiam grande visibilidade, com o passar dos tempos o realizador deixou de lado a polemica e começou a apostar em historia misteriosas, e creativas, com Historia de Violencia ganhou a unanimidade critica e agora com este estranho Eastern Promises, onde manteve o padrao de sucesso, continuou no bom grando dos criticos que aplaudiram esta sua nova obra, e tambem da bilheteira que o tornou num dos filmes de maior sucesso do realizador que nos ultimos anos conseguiu se tornar num dos realizadores mais respeitados da actualidade.

Cronember consegue um feito brilhante neste filme, abordar sobre um ponto de vista diferente o que ja tinha feito em Historia da Violencia, e conseguir fazer um filme na minha opiniao com ainda mais qualidade do que propriamente o anterior, ja que ao contrario do outro, ja nao nos apanha de surpresa com a simplicidade e ao mesmo tempo surpreendente narrativa que adopta e ja tamos familiarizados com os truques e forma s de construir filmes que Cronemberg adopta.

Contudo o grande mal do filme e o genero em que se integra, se olharmos para os diferentes filmes de mafiosos, obviamente que este filme, mesmo sendo um bom filme fica claramente a perder, primeiro porque Cronemberg aposta tudo na sua personagem principal e descuida algum tipo de narratica mais contextualizante daquele submundo, e depois o suspense que este sempre quer adoptar na narrativa e o misterio que gosta de apimentar na caracterização das suas personagens nao permite a grande envolvencia que titulos como o padrinho conseguem.

Mesmo assim estamos perante um bom filme, cirscunscrito numa realidade um pouco diversa, ou seja a estranha Mafia russa, jogando de novo com a dualidade da personagem central e o misterio que envolve a personagem, que de alguma forma cola literalmente o espectador a cadeira. E depois o filme consegue manter ao mesmo tempo um bom ritmo narrativo e enriquecido por dialogos nao so fortes mas apimentados por subtis toques humoristicos que funcionam na sua plenitude.

O argumento e rico, cada vez deve se valorizar historias simples realistas, mas ao mesmo tempo coesas e bem montadas onde tudo se encaixa na perfeiçao e que resulta num filme forte, e é isto que acontece, principalmente na forma como a narrativa vai se desenvolvendo e na forma como aos poucos vai revelando as caracteristicas dos personagens, aspecto lento, mas que joga em favor do guiao.

A realização de Cronemberg confirma que o realizador se encontra na melhor forma de sempre, num estilo cada vez mais proprio e artistico com enfase nas filmagens de baixo para cima e nos climas algo enigmanticos, o realizador consegue fazer o filme funcionar na plenitude nas escolhas de caracterização e acima de tudo realizaçao das suas personagens principais principalmente na de Mortenssen.

Quanto ao cast, equipa que ganha nao se muda, e o sucesso de Historia da Violencia ficou muito ligado ao bom registo, algo inesperado de Mortenssen, o que levou Cronemberg a perceber que poderia apostar e arriscar mais com aquele actor, testando os limites de interpretaçao de um actor ate ao inicio desta ligaçao extremamente limitado, e conseguiu completamente esta aposta, Mortenssen tem um papel brutal, forte exigente, numa personagem dificilima que exigia perfil, carisma e competencia e que o actor nao so consegue fazer resultar como e o ponto mais brilhante do filme, num filme que com outra promoçao poderia recolher dividendos ao nivel de interpretação nao so Mortenssen, mas tambem Stahl numa personagem muito bem criada com toda a ambiguidade de uma pessoa dual. Fica completamente submergida a prestação de Watts que apesar de regular, e totalmente apagada pelo brilhantismo do seu companheiro de set.


O melhor - As interpretações de Mortenssen e Stahl


O pior - Ter demasiadas ligaçoes a historia da violencia


Avaliação - B

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