Wednesday, November 21, 2007

Lions for Lambs




Desde o despedimento de Cruise da Paramaunt e a criaçao da United Artists que os olhos cinematograficas estavam postos com alguma relutancia no seu reaparcimento sob a mae do algo desaparecido Robert Redford, o filme previa uma longa odisseia politica, mas Redford e algo imprevisivel, de alguma forma o filme poderia cair para ambos lados da balança, o efeito anti-cruise colocar o filme no ponto mais fraco do cinema, ou o talento e consciencia politica, dar ao filme uma dimensao forte. Contudo nenhum da ambas aconteceu, por um lado o filme foi algo esquecido e certo pela critica, mas mais pelo aborrecimento do seu argumento do que pela prestação de Cruise que alias juntamente com Streep receberam os maiores louros do filme, sendo que a nivel de bilheteira os resultados foram irrisorios, sera para a proxima que a United Artists conseguira o sucesso?

Lions For Lambs, e um filme forte do ponto de vista de moral e acima de tudo politico mas falha nas suas ambiçoes, Redford parece que se dedicou ao minimo de trabalho possivel fazendo um filme curto pouco inovador, demasiado cirscunscrito espacialmente e a nivel de tempo, jogando todos os trunfos no poder do dialogo e acima de tudo no debate de opinioes, e neste ponto o filme tem que ser valorizado, permite um debate interessante de pontos diferentes, de diferentes personalidades sem tomar declaradamente uma parte, e isto fica bem em qualquer filme politico. COntudo 80 minutos e muito pouco para fazer um filme grandioso, complexo, forte nas suas dimensoes, ja que tudo e demasiado reduzido e limitado. Ainda para mais quando Redford adopta a tactica do filme repartido por historias paralelas, o que limita a quase 20 minutos para historia o que nao da sequer para introduzir as personagens.

O filme salva-se pela força dos dialogos e principalmente por conseguir um paralelismo e um encaixe moral interessante entre as suas historias, ou seja a forma e conteudo estao bem, falta e o desenvolvimento e acima de tudo a capacidade de fazer um filme com promenores interessantes.

O argumento e talvez o ponto mais limitado do filme, ja que a campanha politica transcede a historia e narrativa, quer na pouca introdução das personagens que devido ao seu pouco tempo no ecra sao quase todos desconhecidos, com excepçao de Cruise e Streep.ç Funcionando no ponto de vista moral, mas com defices a nivel de narrativa.

Redford nao se encontra com ritmo de filmagem e isso nota-se na forma como filma, mas inteligente como e tenta manobrar com opçoes tecnicas interessantes e menos dispnediosas, como a utilizaçao de imagens de satelites nas sempre dificeis sequencias de guerra. Mas no global encontra-se em bom plano.

Quanto ao cast, concentra o grande poderio do filme, Cruise consegue mais uma vez passar a barreira dos mais criticos com uma interpretaçao coesa, Streep e Redford encontram-se em bom nivel e permite que falta de pontos de interesse maximo se potencie nos debates e na eloquencia das suas personagens,


O melhor - os debates politicos entre Cruise e Streep


O pior - Muito limitado nas suas ambiçoes, a lei do menor esforça parece ter imperado


Avaliação - B-

No comments: