Sunday, April 29, 2007

Shooter




A Acção musculada ocupava grande parte do cinema dos finais dos anos 80 e inicio dos 90, tendo produzido sucessos com grandes estrelas como Schwarzneeger, Stallone e Bruce Willis. Contudo aos poucos os filmes tornaram-se demasiado repetitivos e acabaram por se tornar apenas presença em clubes de video. è no sentido de reavivar o genero que nos parece que surge este Shooter. Um filme muito na linha do Comando, muito musclado em que a ação é dividida entre bons e maus e a matança começa. Pensamos que o cinema esta demasiado evoluido para filmes deste calibre. Contudo o filme nao foi reprovado pela critica e a nivel de bilheteiras entrou dentro do registo tipico do ser realizador.

Fuqua devido a sua origem afro americana, gosta muito de filmar a forma como os EUA funcionam em Africa tentando ao mesmo tempo efectuar filmes de acção tipicos com uma moratoria e toada politica denunciante dos problemas das potencias em Africa. Ja o tinha feito em plano de guerra, e eis que agora faz num pós guerra.

O filme vai ao encontro de um ex combatente utilizado numa cilada politica, que aos poucos observa que tem a vida em risco, poucos tem em quem confiar mas la arranja dois aliados, depois o feitiço vira contra o feiticeiro, e eis que vem a vingança, como podem ver a formula é a de sempre, conjugado com muitas balas explosões e esforço fisico das personagens. O filme apesar de ritmo é demasiado cinzento, normalmente estes filmes conseguem ganhar alguma suavidade com algum humor, contudo neste filme tudo é serio e escura, nao exisitindo um unico sorriso ao longo de todo o filme. Por outro lado parece-nos que o filme se limita ao maximo, apostando no seu caracter fisico e bruto.

A parte final do filme parece-nos algo confusa, sendo alongada ao maximo, quando nos parece que o filme ja poderia ser concretizado.

O argumento do filme e extremamente limitado, e se por um lado as sequencias de acção parecem bem montadas e deliniadas, toda a historia de fundo nos parece extremamente limitada, pouco trabalhada e por vezes algo chata. Por outro lado as personagens são demasiado lineares, com uma separação extremamente forte entre os bons e os maus. Também os relacionamentos dos personagens nos pare extremamente mal montados, sendo que muitos deles nos parecem advir do nada.

QUanto a realização Fuqua, ganhou quase de repente uma notoriedade que talvez seja demais, com o sucesso de Training Day, contudo o filme estava longe de valer pela sua qualidade de autor. Todas as historias sucessivas pecam por ser demasiado lineares, parecendo-nos que o autor neste momento esteja demasiado sobrevalorizado pelo seu historial.

Quanto ao cast o filme benificia, da boa forma de Walhberg, nomeado para o OScar pela brilhante interpretação em Departed, o actor encontra-se no melhor momento da sua carreira. Neste filme e apesar da modestia do filme em si, Wahlber encontra-se a um bom nivel quer fisicamente, na exigencia grande do filme quer mesmo na interpretação em si. QUanto ao restante Pena encontra-se distante do bom papel em WTC, e Glover está em clara desacelaração de carreira, com filmes esporadicos.

Enfim um Body count filme do seculo 21


O melhor - Algumas sequencias de acção.


O pior - Exige-se mais do plano de acção e acima de tudo de um realizador ja algo reconhecido


Avaliação - C

No comments: