Friday, April 20, 2007


Freedom Writers




Bem vindo a classe dos mauzinho, montanhas de vezes este tema ja levou a um elevados numeros de filmes nos quais uma professora tenta domar uma turma de feras, normalmente degradados com contextos culturais devastados. Quando a este ponto se une o facto de o filme marcar o regresso de Swank, a nova super estrela do cinema, as expectativas elevam, nem que seja porque a a curiosidade a volta da carreira se Swank apos os 2 oscares aumentaram em flecha.

Contudo e de todos os filmes efectuados por Swank na ressaca pos Oscares acabou por ser Freedom Writers aquele que melhores resultados de bilheteira obteu, apesar de não serem brilhantes, bem como o unico filme que acabou por agradar moderadamente À critica devido a sua coesão e mensagem.

è no ponto de transmissão de uma mensagem positiva que o filme ganha mais notorioridade, é indepensavel transmitir mensagens aos menores sujeitos a todo o tipo de pressões culturais, e neste ponto o filme, como ja tinha feito anteriormente Mentes Perigosas, atinge facilmente o seu proposito.

Contudo parece-nos que o filme rapidamente perde o contacto com a realidade tornando-se quase num conto de fadas onde tudo corre pelo melhor, com uma diferenciação extremamente acentuada entre bons e maus, onde so existe vitimas boazinhas e nao agressores, quando todos sabemos que a realidade esta longe de ser esta.

Mesmo assim, e de um ponto de vista mais ficcional, o filme funciona bem, com interações e personagens interessantes que rapidamente se tornam familiares para o espectador.

Um dos pontos que merecem ser sublinhados positivamente no filme diz respeito aos paralelismos que vao sendo efectuados entre os dramas das personagens no fio narrativo, e os acontecimentos historicos do Holocausto que vao sendo evocados, e que tem o seu climax, no testemunho real.

A forma como os conflitos, de todas as personagens vao sendo integrados está bem efectuada, principalmente os conflitos da personagem de Swank, quer na sua vida profissional, com as facções mais tradicionais do colegio, e na sua vida privada, no casamento perto do fim, e na estranha relação com o seu pai.

Isto resulta num argumento coeso, bem montado, mas que soa demasiado a repetição, principalmente para quem ja tenha visualizado, Mentes Perigosas. Um dos aspectos narrativos que nos parece falhar, e na caracterização dos alunos, todos eles demasiado "bonzinhos" quando inicialmente pareciam animais indomaveis, este aspecto parece-nos extremamente mal montado e pouco realista. COntudo as interações, relações e vivencias parecem conseguidas de forma global.

A realização é extremamente sobria, com poucos riscos limitando-se a filmar as personagens e as suas interações, jogando pelo seguro, que de alguma forma não compromete o filme, se bem que dificilmente o retira de alguma indiferença geral.

Quanto ao cast, Swank esta longe da forma que lhe garantiu os Oscares, contudo parece-nos bem melhor do que tinha apresentado em Black Dahlia, O filme pouco exige da classe da actriz, que se limita a representar a meio gáz, em determindados momentos visualiza-se a melhor faceta da actriz, principalmente nas interações e conflitos conjugais. O resto do cast, parece-nos algo descuidado, principalmente nos papeis dos menores, que fisicamente integram muito mal o objectivo do filme, ja a nivel de interpretação o filme pouco exige deles.

Um filme mensageiro, para guardar a mensagem, mesmo que esta seja por demais repetititva.


O melhor - Os paralelismos historicos com o Holocauto


O pior - Mais de metado do argumento e interação serem repetidas vezes sem conta


Avaliação B-

No comments: