Sunday, April 08, 2007


Wild Hogs




Nos ultimos anos pareceu que existia uma redençao dos espectadores perante o genero da comedia, onde a maioria das obras era claramente negada pelo publico, e so os objectos mais singulares ou soltos conseguiam cumprir os seus objectivos comerciais. Dai que pouco se esperava deste Wild Hogs, e mesmo tendo em conta um elenco de estrelas da comedia como Allen e Lawrence ao qual se unia a estrela Travolta, contudo o proposito do filme parecia condenado a passar despercebido. Contudo e apesar da repulsa por parte da critica relativamente ao filme, este titulo tornou-se extraordinariamente num dos maiores sucessos de bilheteira do ano, num fenomeno inexplicavel tendo em conta o trajecto que o cinema parecia recuperar.

E se existe um filme que ultrapassou a barreira dos 100 milhoes cujo o conteudo fosse tão insignificante Wild Hogs, desmarca-se claramente nesse sentido, numa comedia fraquissima, pauperrima em todos os niveis, com um nivel de comicidade baixissimo, num filme repetitivo, absurdo e maioritariamente monotono.

O tema ja de si nos parece pouco interessante, quatro amigos com amor pelas motas juntam-se para uma viagem sem destino, contudo rapidamente ganhar confronto com um grupo de mottars a serio, e depois há o confronto. A forma como as personagens sao introduzidas ate promete, contudo rapidamente observamos que estamos perante um filme idiota, que recorre a piadas primarias utilizadas por miudos de 5 anos, infantis e completamente desactualizadas, A cada passo e caminho que o filme precorre mais pobre se vai tornando, nunca conseguindo ter toques de autor, nem mesmo de cinema de qualidade, o filme vai se desenvolvendo no sentido mais pobre possivel.

Tudo no filme parece colado a retalho, as personagens que encontram, as ligaçoes que se vão estabelecendo e acima de tudo nos locais e contextos que as personagens vao encontrando- Mas acima de tudo o filme falha pelo facto de nao conseguir funcionar como comedia, porque as suas tentativas de humor acabam por ser tão ridiculas que colocam constrangimento no espectador.

O argumento do filme e fraquissimo, personagens futeis e desinteressantes, com algumas horrivelmente construidas como a de Dudley. A narrativa do filme e totalmente absurda e desligada, num argumento que falha em todos os niveis, contudo o mais preocupante e o filme nunca conseguir ser engraçado, com o exagero e a estupidez que assume.

A realização e basica sem grandes alaridos, mas nunca compromete os objectivos do filme, parece-nos algo modesta em alguns segmentos, mas uma realização tipicamente de comedia, nao sendo nem de perto nem de longe um aspecto prejudicado no filme.

O cast e preenchido pela presença de dois actores mediocres conhecidos por comedias de baixa qualidade nas quais sao reis, como Tim Allen e Martin Lawrence que aparecem dentro da mediocridade das suas carreiras, aos quais se juntam um Travolta necessitado de sucessos comerciais mas em claro decrescimo de qualidade de filmes e principalmente de papeis, e acima de tudo H. Macy, ligado normalmente em filmes de autor e de qualidade que nos aparece com uma das personagens mais estupidas e sem sentido dos ultimos tempos, num daqueles papeis que nem actores em inicio de carreira aceitam, por sao insultos a inteligencia das pessoas, e que sera sempre sem duvida um inesquecivel marco negro na carreira do actor.

Enfim um sucesso inexplicavel, principalmente se tivermos em conta e mediocridade total do filme.


O melhor. A apresentação das personagens.


O pior -A tentativa completamente frustrada do filme conter aspectos humorisitcos


Avaliação - D+

No comments: