Saturday, April 14, 2007

Mr. Bean's Holiday


Starring:
Rowan Atkinson, Willem Dafoe, Emma De Caunes, Jean Rochefort
Directed by:
Steve Bendelack

Mr Bean é talvez um dos fenomenos mais admirados e reconhecidos do Reino Unido, Atkinson conseguiu todo o mundo ficar fascinado pelas caretas e expressões do estranho Mr Bean e a serie lideou audiencias por todo o mundo. Contudo este fenomeno ultimamente parecia algo adormecido, com a evolução do tempo Mr Bean deixou de estar na moda, a sua forma de comedia deixou de estar actual. Para além disso a primeira abordagem cinematografica da personagem acabou por se converter ao cinema e perder o espirito da serie, o que resultou em diversas criticas, contudo na minha opinião resultou num filme engraçado e um bom objecto de entertenimento pois soube-se enquadrar no seu proprio tempo.
Pois bem algum tempo depois eis que surge a natural sequela, com o objectivo maximo de fazer reavivar um franchising em mó de baixo, mas acima de tudo ganhar dinheiro. E se no primeiro aspecto achamos dificil que aconteça. ja que nos parece que o humor fisico e disparatado de Bean foi ultrapassado pelo humor malicioso de Ali G e Borat. O segundo ainda é demasiado cedo para defenir, ja que na boa tradiçao britanica o filme começou por estrear no velho continente e so la para agosto é que se ira alargar pelo mundo fora. Mas certamente resultados positivos irão acompanhar o filme, principalmente na europa.
O filme ao contrario do seu antecedente vem na tradição da serie, pouco dialogo, poucas personagens baseando todo o seu conteudo nas interações isoladas, e no mundo proprio de Bean, as piadas são as mesmas os gestos são os mesmo, e o filme apenas se move por vontade das expressoes faciais horrendas de Atkinson, tudo o resto e demasiado vazio, sendo o principal aspecto destaque neste particular o facto do filme so adquirir novas personagens por volta da hora de filme, e consensar todo o seu fio narrativo nos ultimos 20 minutos, sendo o resto um episodio normal da serie.
Um aspecto que nos parece tambem fulcral para o filme, é o facto da saga nao se adaptar ao seu tempo, ja que nos parece que Bean parou no tempo, contudo tudo evoluiu a sua volta, dai que o que fazer rir os espectadores à 10 anos atras e bem diferente do que é hoje daí que em raros momentos o espectador vai para alem do sorriso, contrariamente as epocas gloriosas do personagem.
Neste filme BEan vai até à França depois de ter ganho um premio, este aspecto é pobremente usado no filme, gags com locais famosos, com tradiçoes francesas são totalmente colocados de lado, desenrolando-se o filme em frança como poderia ser em qualquer outra parte do globo.
O argumento do filme é inexistente em quase todo o filme, limitando-se a fazer utilizar a mesmo tipo de piada vezes sem conta, numa linhagem narrativa aborrecida e por vezes abusiva de certos segmentos. Contudo consege com que o desenlace do filme seja uma lufada de ar fresco em todo o filme, toda a sequencia no festival de Cannes, e que de alguma forma foge ao espirito Bean, consegue resultar numa sequencia narrativa ao mesmo tempo original e engraçada, que é um final que contrasta com o vazio de ideias de todo o restante do filme.
A realização neste tipo de filmes é simplificada, porque as camaras e movimentos estão todos direcionados nas expressoes faciais e fisicas de Atkinson, não tendo neste particular qualquer tipo de diferenças a realização.
Quanto ao cast, e não e novidade para ninguem que Atkinson antes de ser ele proprio é Mr Bean, dai que seria completamente ridiculo analisar a sua prestação, a sua personagem como nao podia deixar de ser domina todo o filme, limitando todas as outras aparições, neste particular regista-se a presença de Defoe, que assume.se como um dos talentos norte americanos com pior gestão de carreira reunindo filmes extremamente interessantes com buracos interpretativos e titulos que em nada favorecem a sua carreira como Corpo delito e este BEan
Enfim mais do mesmo, contudo se Bean nao evolui, nos evoluimos, porque a combinação esta longe de ser a mesma

O melhor - A sequencia final da montagem de video, original e com piada.

O pior - A certeza de que Bean ja nao resulta metade do que ja resultou

Avaliação - C-

No comments: