Friday, April 06, 2007


300




Talvez a maior evolução do cinema nos ultimos, anos tem a ver com a inclusão do ambiente de Bd nos seus filmes, contudo este só conseguiu ser realmente uma mais valia para o cinema, quando Frank Miller, em defesa das suas obras começou a integras os projectos das suas adaptações, convergindo todo o seu universo e fantasia para os filmes com quem colabora.

E se em Sin City ninguem estava preparado para uma obra tão original, singular e espetacular, dai que ao sucesso e aclamação critica, se uniu reultados medianos de bilheteira. Com este 300 todos ja estavam preparados, dai que um filme quase desconhecido na fase de pre produção se tornou num dos filmes mais aguardados para 2007. COnseguindo uma boa recepção critica, apesar da dictomia normal em filmes tão singulares, como um surpreendente explosão nas bilheteiras de todos mundo, sendo já um dos filmes mais vistos e rentáveis dos ultimos anos.

Tal como Sin City, a mais valia o factor diferenciador do filme está na forma como é idealizado, na forma como e produzido, e como o ambiente Milleriano esta presente nas imagens que transmite, o espectador fica anestesiado com as imagens que vai vendo, e compltamente intoxicado por aquilo que as camaras vao transmitidos, numa mistura de beleza poetica com o grotesco 300 e provavelmente o filme com imagens mais extraordinarias da historia do cinema.

Contudo toda a beleza produtiva e de realização leva a que o espectador se abstraia por demais da historia e desenvolvimento narrativo que o filme assume. Assumindo-se como um epico declarado, talvez o filme racionalmente opte por apostar no grotesco no fantasioso, e no espetaculo em deterimento da riqueza factual e historica que poderia advir da historia de base. Sendo que a conjugação de ambos os pontos poderia resultar numa obra totalmente sem precendentes a todos os niveis.

Mesmo assim parece-nos que a historia esta extremamente proxima e uma adaptaçao perfeita do que Frank Miller tinha colocado nos seus comics, e este era o principal objectivo do filme. O caracter epico esta evidenciado como nunca, em frases acções e tudo em redor do filme.

O argumento do filme acaba por ficar simplificado pelo segundo plano que as imagens lhe concede, mesmo assim e mesmo tendo em conta que se abstrai em demasia dos conteudos historicos da historia em si, o certo e que o filme cumpre neste particular todos os requesitos do epico, com grandiosas batalhas, declarações e acima de tudo honra ao mais alto nivel.

Quanto a realização de Snyder, de todos os intervenientes no filme talvez este era o que mais jogava com o filme , primeiro porque era uma produção ambiciosa nas maos de um ate a data quase desconhecido. Depois porque nao teve medo em desejar construir na tela um ambiente Milleriano quase impossivel de criar, e depois o de ter assumido um filme sem super estrelas que por si so poderiam fazer resultar o filme em planos comerciais. O certo e que Snyder sai deste risco como o maior vencedor, pois o filme funcionou e acima de tudo brilhou em todos os dominios, a sua realização e de um poder raramente visto nas salas de cinema, e provavelmente abre com este filme as portas do esterlato e uma nova posiçao mais dominante na industria de Hollywood.

Quanto ao cast do filme, e se incialmente olhando para os nomes, nos parecia arriscado, principalmente a escolha de Butler, que com a excepção da boa interpretação na minha opiniao em Fantasma da Opera era um Habitue em filmes musculados e pouco ambiciosos a nivel de interpretação, demonstrando muitas fraquezas a este nivel. Contudo a escolha demonstrou se extremamente eficaz, primeiro porque Butler consegue reunir no papel dois ingreidentes basicos para a camposição da sua personagem, Força e carisma. Por outro lado o mesmo actor consegue dar uma intesidade dramatica a pernsonagem que era quase nula durante a sua carreira. Ja a escolha de Santoro, parece-nos neste particular infeliz, e se no plano fisico o actor funciona perfeitamente, ja na necessidade de ser alterada a sua voz por o de outra pessoa, deixa muito a desejar num titulo com esta envergadura, ja que tecnicamente esse ponto esta muito defeciente, e depois a voz pouco ou nada tem a ver com a imagem e fisionomia que santoro transmite no filme. Enfim o unico erro declarado do filme.

O filme mais marcante para ja do ano, e espero eu inovador do que vira em seguida.


O melhor - As imagens que vemos, sao indiscitiveis


O pior - A falha da alteração da voz de Santoro e um erro primairo inconcebivel em produçoes como esta


Avaliação - A-


No comments: