Tuesday, April 03, 2007


Premonition




Nos ultimos anos temos assistidos a diversos filmes enigmaticos, sobre teorias da revivência, a maioria destes filmes aparece com premissas interessantes contudo raramente conseguem conctretizar as ambiciosas premissas que se propoem. Foi assim com Forgotten, e parcialmente com este Premonition, o filme que parecia extremamente interessante no seu trailler, mas que se tornou um falhanço critico e com resultados de bilheteira extremamente mediano.

O filme acenta num trunfo grande, ou seja na dinamica temporal da narrativa, como que segmentos que se vao completando com o decorrer do filme, que nao so dá movimento ao filme, mas acima de tudo demonstra originalidade e ambição do filme. E neste particular o filme e feliz, como um jovem que reune aos poucos as peças de um puzle previamente construido.

O problema e que o puzzle e demasiado linear ou seja, o puzzle tem uma imagem pouco interessante e cinzenta, preenchida por uma historia de base pouco interessante e monotona.

O filme leva-nos para o epicentro de um casal, onde o seu elemento femenino acorda com o homem morto, depois no jogo de avanços e recuos temporais esta tenta evitar o terrivel desfeito.

A ideia é boa servindo a narrativa de uma bola de tennis em movimento temporal, mas o filme é algo desinteressante nas personagens, e fios narrativos que adquire, retirando algum interesse a ideia previamente emotiva.

O argumento do filme e interessante em linhas gerais, com ideias de base originais e interessantes, na linha do que foi bem conseguido com Efeito Borboleta, mas falha nos elementos especificos, principalmente na forma como caracteriza as dinamicas e conflitos do casal, na forma demasiado linear com que os secundarios se movimentam, com particular destaque para as personagens de Valleta e Stormare. Nestes casos o filme padece de falta de coesão e falta de concretização.

A realização é algo mediana, explorando imagens de uma luminusidade intensa em cores neutras o filme fica demasiado cinzento, nao concretizando os promenores de classe que se antevia pelo excelente promenor de fotografia da capa do filme.

O elenco é pobrezinho, Bullock, apesar de ter conseguido um posição forte em Hollywood esta longe de ser uma boa actriz, manifestando defices em diversos niveis de interpretação, neste aspecto ainda se torna mais evidente quando Bullock sai do seu terreno de eleiçao, ou seja a comedia romantica. Todos os outros interpretes passam despercebidos aos olhos dos espectadores, principalmente McMhaon que depois de Nip Tuck, ainda nao conseguiu assumir na 7 arte o carisma que atingiu na serie.

ENfim um filme bom para passar tempo, mas que dificilmente marcara quem o vê


O melhor - A evolução e as movimentaçoes temporais constantes do filme


O pior - Ser um filme demasiado desinteressante para o objectivo a que se propoe


Avaliação - C+

1 comment:

Padawan said...

"Extremamente mediano" é uma espectacular figura de estilo.