Wednesday, April 18, 2007


Code Name Cleaner

Starring:
Cedric The Entertainer, Lucy Liu, Nicollette Sheridan, Callum Keith Rennie, DeRay Davis
Directed by:
Les Mayfield

Existe um grande numero de filmes, que todos nós sabemos que a sua qualidade é diminuta, contudo acabamos sempre por os visualizar na esperança de um dia estarmos errados. Um dos géneros onde isso mais acontece são as comedias tipicamente lideradas por actores afro americanas familiares, cheias de movimento e humor físico, iniciado por Eddie Murphy, mas seguido por Lawrence e Ice Cube, e que tem em Cedric the Enterteiner, o seu elo mais fraco. Pois bem as tentativas de Cedric entrar na ribalta têm sido imensas, e a maioria com o mesmo resultado, ou seja receitas irrisórias de bilheteira e criticas acérrimas aos seus filmes.
Para este ano, Cedric apostou logo no inicio do ano época para o lançamento de surpresas e onde os filmes menores podem mais facilmente resultar, pois bem, não foi o caso. E este Code Name clear, para alem de piores resultados, consegue ainda ser mais estúpido e ridículo do que os anteriores.
O filme e péssimo e acima de tudo sem graça, o filme até elabora um pouquinho mais na sua historia de base, contando a historia de um homem que acorda num hotel sem saber quem é, aos poucos e ao mesmo tempo que vai interagindo com outros personagens começa a perceber o que realmente se passa, numa obra tipo puzzle que apesar de enovador, acaba por unir peças todas elas demasiado simples. O filme so é conseguido neste aspecto depois vem o desastre total, sequencia narrativa ridícula, com um humor sem piada, recorrendo a tiques irritantes de Cedric, o filme quase que provoca reação alérgica ao espectador. As piadas são repetitivas, de tal forma que durante os últimos minutos o espectador so peça para que o filme termine, não ligando as ligações que se vão efectuando. Tudo piora ainda com o desenlace capaz de fazer sombra aos filmes que ridicularizam filmes, num obvio mau gosto e desleixo de argumento e de consecussão do próprio filme.
Alias este tipo de humor esta cada vez mais desactualizado e descomposto, permitindo questionar o que passara na cabeça das produtoras para apostarem neste tipo de filmes, apenas possíveis de agradar pessoas com dificuldade de fazer mais que uma dedução ao mesmo tempo.
O argumento do filme, e simplista e ao mesmo tempo recheado de gags do mais fraco produzido em matéria de humor nos últimos tempos embarrando por diversas vezes o ridículo. As personagens centrais pouco mais são do que bonecos animados, e o protagonista e caracterizado com tiques tão irritantes que desejamos que morra ao primeiro tiro. A tentativa de unir humor e acção fracassa em toda a escala já que as sequencias de acção são planeadas e organizadas de uma forma completamente ridícula, parecendo mal feita de propósito.
A realização vai no sentido do que já foi efectuado no género, contudo na vertente mais modesta não apostando em grandes imagens nas sequencias de acção, para alem disso também a fisionomia de Cedric esta longe de ser a idealizada para qualquer realizador que queria brilhar em altas sequencias de acção. Mesmo assim não e dos pontos que mais compromente o filme.
Quanto ao cast, normalmente nestes filmes eles andam sempre a volta do protagonista, sendo que o restante e composto por actores nas ruas da amargura que lutam por 5 minutos de ecrã, ou para pagar as suas excentricidades. E se no caso do protagonista o filme esta extremamente prejudicado, já que Cedric para alem de ser um péssimo actor, não ter qualquer tipo de piada, é um dos actores com tiques mais odiosos de Hollywood, não deixando grande espaço de manobra para os seus secundários, mesmo que neste aspecto o filme fuja um pouco do comum, apostando na asiática Lucy Lui, num erro de escolha da actriz impressionante e incompreensível, e o sempre secundário Will Patton, capaz de muito melhor do que apresentam neste filme e acima de tudo sem necessidade deste filme.
Enfim mais um daqueles títulos que são uma perda de tempo e que nos questionam sobre a triagem que e feita pelas produtoras.

O melhor – O estilo fragmentado e de preenchimento de espaços da narrativa.

O pior – Cedric the enterteiner, irritante, quem e que ainda aposta em valorizar um actor tão medíocre e pouco carismático

Avaliação – D+

No comments: