Sunday, January 21, 2007


Turistas




Hollywood devia fazer um exame de consciencia quando aceita comercializar determinado tipos de titulos, ainda mais quando estes se revestem de grandes meios e deslocações custosas, para os estudios. E completamente incompreensivel como e que um estudio leva todos os meios para um pais como o brasil, para fazer um filme tão mau como este Turistas. Quem gosta de cinema acaba por bradar aos ceus em alguns dos 90 minutos de pior cinema a que assistimos nos ultimos tempos.

Dai que nao seja estranho que estejamos perante um filme inicialmente recusado por actores de uma primeira fileira de hollywood, e depois viamente assobiado por criticos e espectadores.

A premissa do filme tinha resultado em hostel, o medo dos turistas do fenomeno do trafico de orgãos, e se hostel exagerou, Turistes estupidificou, lancando no meior de uma floresta meia duzia de jovens sem qualquer tipo de interesse, que são caçados por um gang sem qualquer tipo de caracterisitcas defenidas, e depois fogem. Num dos filmes mais estupidificantes que há memoria. A falta de interesse das personagens e tao vincada, que nos esperamos que elas acabem por morrer logo no acidente de camioneta inicial, depois o filme começa a meter uns viloes ridiculos, sem qualquer tipo de ligação com o filme, os acontecimentos para alem de desinteressantes, nao tem ligação. As relações entre as personagens sao confusas. Emfim um espectaculo deploravel em todos os sentidos.

O argumento e um completo disparate, limitando se a dar enfoque aos corpos das pseudo actrizes, nao dando qualquer significado as relações narrativas e ligaçao de uma historia ja de si inexistente. Em momento algum há um interesse em definir personagens nem suas motivações sendo um conjunto de bonecos a solta para serem caçados.

A realização de Stockwel nao surpreende nunca este realizador primou pela qualidade nem pela autoria de grandes filmes, sendo a sua fama maior pelo prazer com que transmite praias e corpos esculturais, e se em deep blue jessica alba ainda fez render um peixa a um filme fraquinho, neste caso nao ha beleza que sustente algo como este filme.

E o elenco depois das recusas, acabou por incidir em actores de uma linha menor de Hollywood se bem que duhmel promete ganhar mais protagonismo com o arranque de Transformers, contudo como actores de inicio de carreira tem de se sujeitar a filmes como estes, que nada bem a beneficiar as suas carreiras mas transmita mais visibilidade. Neste sentido devemos congratular a portuguesa Olga DIegues por ter conseguido entrar neste circuito, esperando que esta fassa futuramente novos projectos e se possivel de maior qualidade.

Enfim um filme que o seu projecto nao deveria ter passado disso.


O melhor - Os corpos das protagonistas


O pior - A estupidificaçao total constante do filme


Avaliação - D-

No comments: