Saturday, January 06, 2007


Harsh Times



Training Day ficara relacionado com um dos filmes mais marcantes da decada de 2000 no sentido em presseguia a degradação constante de uma personagem. Algum tempo mais tarde Ayer volta a pegar neste tema, numa produçao mais pequena, inicialmente pensada para circuitos restitos mas que o poderio cada vez mais ascendente de Bale levou a uma distribuição alargada, apesar dos resultados de bilheteira e criticos nao terem sido brilhantes.

Nesta historia vamos ter com dois amigos, com uma personalidade anti social assumida, que passam o tempo a fumar droga e beber cerveja, tentando aos poucos defenir a sua carreira profissional, contudo tudo fica intoxicado quando um deles começa a desenvolver uma reação traumatica a guerra do iraque onde esteve. E aqui começa os porblemas os comportamentos começam a ficar cada vez mais graves e acima de tudo a amizade e a personagem de Jim começa a ficar cada vez mais solitario e paranoico...

O filme tem pontos interessantes, principalmente na forma como a personagem de Bale e contruida, e pelo ritmo mesmo algum humor que esta presente de forma vincada, contudo parece demasiado colado a training day, principalmente na forma como a relaçao das personagens evoluem, e mesmo nas caracteristicas dos protagonistas. Outro ponto que nos parece extremamente deficitario no filme e a forma como a personagem de Rodriguez e ultrapassada, sento tao inutil para o desenvolvimento do filme que atinge niveis irrisorios.

O argumento do filme e bem construido podendo mesmo ser considerado uma evoluçao do titulo anterior do autor, contudo e demasiado pegado a este o que lhe coloca defices fortes relacionados com a originalidade.

Ayer demonstra realizar de forma eficaz, de uma forma academica, da qual ressalto o promenor dos disparos finais do filme, realizados de forma brilhante mas que aparece algo desajustado de todo o restante do filme, mais visual e menos grafico.

O cast e abrilhantado por uma unica estrela Bale domina o filme de ponta a ponta nao dando espaço para qualquer tipo de brilho, as outras personagens, para alem da qualidade inerente ao papel Bale encarna de uma forma brilhante num dos papeis mais marcantes do ano, e arrisco me a dizer que se nao existisse Washignton o reconhecimento do papel teria sido bastante superior, assumindo se a cada dia o maior valor da sua geração, se em que quase sempre sem o reconhecimento que merecia. Os secundarios Rodriguez e Longoria, estao em low profile, ja que nos parece que a sua qualidade nao permite grandes riscos.

ENfim um filme forte, denso mas algo repetitivo no conceito


O melhor - A brilhante interpretação e criaçao de Bale


O pior - Ser muito igual ao training day


Avaliação - B-

No comments: