Thursday, January 18, 2007


The Last Kiss




Dificilmente conseguimos observar os melhores argumentistas de Hollywood a escrever comedias romanticas, é como um genero non grato para estes. Dai que a surpresa quando o guião deste Last Kiss ficou entregue ao galardoado duas vezes seguidas Paul Haggis, responsavel por argumentos como Casino Royale, Millon Dollar Baby e Crash. O que resultaria de tal combinação?

POis bem desde logo podemos dizer que nao estamos nem de perto nem de longe perante uma comedia, mas sim uma reflexão, sobre reações sobre relações, a crise que antecede a fortificação das mesmas. E aqui Haggis dá nos um dos filmes mais absorventes neste aspecto, sem medo de tirar algum charme profundo ao filme mas que acaba por ter um poder de reflexao bastante forte.

Esta falta de charme parece ter tido alguma reação nos maus resultados conseguidos pelo filme, quer a nivel critico, onde foi quase ignorado, mas acima de tudo nas bilheteiras onde a distribuidora DreamWorks obteve um dos maiores desastres da sua carreira.

O filme centra-se nas relações amorosas de 4 amigos, e as diferentes caracteristicas e na forma como elas se manifestam na forma como assumem a crise das suas relações, as formas de reação sao diversas e os resultados também. Interessante e o facto de Goldwin dár-nos tb a relação de um casal com 30 anos, dando a prespectiva que as crises são constantes, e que a forma de lidar vai se fortificando com o tempo.

O grande problema do filme e que por vezes ainda busca alguns cliches as comedias romanticas mais usuais de Hollywood que transmitem uma superficielidade nada condizente com o teor de um filme que merecia uma maior seriedade.

O argumento esta muito bem construido principalmente no que diz respeito, a forma como as personagens vivem os seus dramas pessoais, talvez com a excepçao de Michael personagem intrepertado por Braff, todas as outras nos parecem realmente construidas com emoções extremamente sinceras e contextualizadas em todas as narrativas.

A realização apesar de conter promenores interessanter principalmente na forma como realiza o desespero de Braff, mas na globalidade´pouco ou nada tras ao filme, a forma simplista com filme Bilson transmite uma beleza exterior ao filme que esta inerente a beleza da propria actriz.

O cast do filme é constituido por actores de uma geração que agora começa a nascer em Hollywood, onde Braff parece ter lugar assegurado, contudo no filme e apesar de na globalidade o elenco estar a um bom nivel ressalva-se a excelente caracterização de Barret, com um dos papeis mais densos, e emotivos do ano que talvem merecesse mais reconhecimento por parte do publico e critica, dando bons indicios para um futuro a um grande nivel de actuação. Tb o consagrado Wilkinsson tb se encontra ao seu melhor nivel.

Enfim o filme que serve para os casais em fase de consolidação reflectirem sobre a sua situação.


O melhor: A profundidade com que as relações sao trabalhadas em prol da narrativa.


O Pior: Por vezes ir atras de se assumir com uma comedia mesmo quando isso nada valoriza o filme


Avaliação - B

1 comment:

Anonymous said...

Good post.