Wednesday, January 31, 2007


School for Scoundrels



Todd Phillips tornou-se nos ultimos anos num dos autores com maiores resultados nas bilheteiras americanos no reino da comedia, auxiliado normalmente pelo gang de stiller e Wilson, Phillips foi capaz de aliar filmes com boas premissas e com capacidade de provocar a gargalhada no espectador, com um humor actual e corrosivo.

FOi com essa ideia que ficamos quando vimos os previews deste seu novo filme, capaz de juntar ingredientes que pareciam infaliveis para o publico, humor, amor, e pitadas de sadismo. POis bem o filme começou desde cedo a desiludir os amantes do genero pelo seu caracter soft. Tambem os criticos nao morreram de amores com o filme considerando muitos passos atras na carreira de Phillips. E a bilhateira respondeu com pouca luz a um filme que prometia arrasar bilheteiras.

A historia parecia chamativa, uma escola que tornasse nerds em cools, com os gags tipicos das comedias fisicas com pitadas de humor negro, contudo o filme falha em algumas premissas, desde logo o humor negro raramente esta presente ou funciona e os momentos de humor estam muito dependentes da imagem de Hedder claramente gasta com os constantes personagens similares desempenhados pelo actor.

A historia de amor apesar de interessante parece-nos fragil, bem como o desenvolvimento da rivalidade entre os protagonistas extremamente previsivel e pouco originais. O filme tem momentos interessantes de humor de qualidade onde a imagem de Duncan parece ser importante neste particular.

O argumento do filme, esta longe de grandes desvaneios como sucedera nos outros titulos do realizador, sendo mais academico e menos originais do que as obras antecedentes. O cunho de autor fica menos vincado e os filmes perdem valorização

A realização e simplista sem grandes riscos, limitando-se as imagens comuns num filme tambem ele em grande parte comum.

As interpretações se quer Thorton e Barret ja demonstraram valor para voos mais altos do que papeis invisiveis como estes . Hadder parece-nos extremamente ligado a papeis de nerd quase atradaso que desempenha na perfeição mas que coloca interrogações sobre a capacidade o actor conseguir sair deste registo extremamente repetitivo.

Uma comedia simples, que poderia ser mais valorizado, se nao estivessemos a espera da qualidade que Phillips anteriormente apresentara.


O melhor - O ritmo e suavidade dum fime que se visualisa com boa disposição.


O pior - A limitação do risco na forma como o humor tenta atingir o publico


Avaliação - C

No comments: