Tuesday, January 02, 2007


Rocky Balboa



Poucos acreditariam na possibilidade de ver uma das sagas maiores do cinema regressar depois de quase 20 anos de intervalo. Pois bem Stallone em clara desacelaraçao de carreira pegou no desafio, e eis que surge o ultimo episodio da Saga de Rocky Balboa, o mais famoso pugilista da historia de cinema. Depois de uma rodagem rapida os primeiros rumores eram deprimentes apontando para um filme fraco, contudo quando o filme se expandiu as reaçoes foram na globalidade positivas, referindo como a sequencia possivel para o Rocky. O publico alheou-se um pouquinho do filme talvez porque esteja fora desta cultura.

O que e certo e que Stallone leva o filme para o caminho mais adequado, ou seja, colocando a personagem num estado de declineo notorio quer do ponto de vista fisico quer mental, tentando encontrar algo para se agarrar no final da sua vida, e eis que surge a oportunidade. Esta opçao e de realção ja que Stallone para alem de dar realismo ao filme assume um pouco a metafora da sua carreira, sem muito mais a dar a nao ser uns "combates de exibição" como este.

O filme tem um caracter nostalgico impressionante assumindo para si o caracter mitologico da saga e utilizando-o como uma especie de homenagem constante ao titulo.

Certo e que o filme não e brilhante mas nenhum rocky o é, é simples, mais introspectivo e menos fisico do que os antecessores, contudo fica a ideia que se o filme nao retratasse ROcky mais provavel era ir directo para video em todo o mundo.

O filme adquire nos momentos finais muito sentimento, terminando ao rubro com uma despedida emocionada de uma das maiores personagens do cinema da tela, o filme nao e uma continuação mas sim uma homenagem, com mais coraçao do que com cabeça.

O argumento assume este aspecto, aproveitando todos os momentos para glorificar o passado e moral da personagem, sem que para isso perca valor narrativo e mesmo originalidade, optando por prevalecer o sentimento da historia a qualidade desta, em claro defice neste filme.

A realização esta muito bem conseguida podendo abrir portas a uma faceta nova na carreira de Sly, e que podera ter mais qualidade, lembremo-nos que o proprio Eastwood tb nao era grande actor mas mostrou-se melhor realizador. POdera acontecer o mesmo com Stallone e este filme da bons indicios neste sentido, a forma como o combate e realizado mostra dotes de excelencia e acima de tudo da originalidade e cunho de autor. Aproveitando-se sempre o miticismo da personagem para fazer funcionar o filme.

POis o mal e que Stallone tb e actor, e neste parametro esta completamente degradado, a nivel fisico, interpretativo (Se bem que este foi sempre fraco) e linguistico, demonstrando necessidade de um final de carreira proximo. Contudo o filme nao teria sentido com outro actor, por Rocky sera sempre Stallone, com as suas qualidades e defeciencias. Nos secundarios nada a registar a nao ser a presença da estrela de Heroes como Rocky Jr numa das primeiras aparições relevantes na 7 arte,

Enfim uma homenagem propria de Stallone ao seu Rocky com muito coraçao.


O melhor. A luta, a forma como Stallone realiza a sequencia demonstra cunho de autor.


O pior - A historia ter pouco conteudo e deixar se levar pela emoçao barata


Avaliação -B-

No comments: